Discurso no Senado Federal

POSIÇÃO CONTRARIA AO ADIAMENTO DA URGENCIA DO PROJETO DE LEI DA CAMARA 8, DE 1991, QUE VISA RETIRAR DOS HOSPITAIS PSIQUIATRICOS OS DOENTES MENTAIS CRONICOS.

Autor
Lucídio Portella (PPB - Partido Progressista Brasileiro/PI)
Nome completo: Lucídio Portella Nunes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE.:
  • POSIÇÃO CONTRARIA AO ADIAMENTO DA URGENCIA DO PROJETO DE LEI DA CAMARA 8, DE 1991, QUE VISA RETIRAR DOS HOSPITAIS PSIQUIATRICOS OS DOENTES MENTAIS CRONICOS.
Publicação
Publicação no DSF de 02/12/1998 - Página 17512
Assunto
Outros > SAUDE.
Indexação
  • MANIFESTAÇÃO, OPOSIÇÃO, ADIAMENTO, REGIME DE URGENCIA, PROJETO DE LEI, CAMARA DOS DEPUTADOS, REFORMULAÇÃO, SISTEMA, ATENDIMENTO, DEFICIENTE MENTAL.
  • DEFESA, APROVAÇÃO, SUBSTITUTIVO, AUTORIA, ORADOR, MANUTENÇÃO, ESTABELECIMENTO PSIQUIATRICO, APERFEIÇOAMENTO, MODERNIZAÇÃO, ATENDIMENTO, DEFICIENTE MENTAL.

O SR. LUCÍDIO PORTELLA (PPB-PI. Para uma breve comunicação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, não tem absolutamente cabimento o adiamento do pedido de urgência a que alude o Senador Sebastião Rocha.  

Esse projeto acha-se no Congresso Nacional há cerca de sete anos. Foi amplamente debatido. Quando eu era Presidente da Comissão de Assuntos Sociais, o atual Governador do Pará, Almir Gabriel - àquela época Senador - um médico da mais alta competência, interessou-se muito pelo projeto.  

O projeto foi amplamente discutido naquela Comissão. Essas ações a que alude atualmente o Senador Sebastião Rocha foram realizadas, todas elas, com reitores e professores de psiquiatria de todas as universidades que puderam comparecer, com parentes de pacientes do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e outros Estados. De forma que o projeto já foi amplamente debatido e encontra-se nas mãos do Senador Sebastião Rocha há meses. S. Exª já poderia ter realizado audiências, se quisesse repeti-las. Mas não há necessidade de fazê-lo, pois já foram amplamente debatidas.  

Creio que não há mais o que discutir. O projeto deverá ser votado em regime de urgência. Acredito que o Senado votará pelo meu substitutivo, que, além de manter os hospitais psiquiátricos atuais, aperfeiçoa e moderniza o atendimento psiquiátrico em todo o País com a instituição de novos órgãos engajados na luta.  

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.  

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/12/1998 - Página 17512