Discurso no Senado Federal

HOMENAGENS AO ARQUITETO JOÃO FILGUEIRAS LIMA, VENCEDOR DA PRIMEIRA BIENAL IBERO-AMERICANA DA ARQUITETURA E ENGENHARIA CIVIL, REALIZADA EM MADRI, ESPANHA.

Autor
Lúcio Alcântara (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/CE)
Nome completo: Lúcio Gonçalo de Alcântara
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CONCESSÃO HONORIFICA.:
  • HOMENAGENS AO ARQUITETO JOÃO FILGUEIRAS LIMA, VENCEDOR DA PRIMEIRA BIENAL IBERO-AMERICANA DA ARQUITETURA E ENGENHARIA CIVIL, REALIZADA EM MADRI, ESPANHA.
Publicação
Publicação no DSF de 04/12/1998 - Página 17791
Assunto
Outros > CONCESSÃO HONORIFICA.
Indexação
  • HOMENAGEM, JOÃO FILGUEIRAS LIMA, ARQUITETO, RECEBIMENTO, PREMIO, VITORIA, EXPOSIÇÃO, PAIS ESTRANGEIRO, ESPANHA.

O SR. LÚCIO ALCÂNTARA (PSDB-CE) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, dia 15 de novembro próximo passado, encerrou no Museu da América, em Madri ( Espanha), a Primeira Bienal Ibero-Americana de Arquitetura e Engenharia Civil.  

A Bienal recebeu cerca de 450 projetos dos quais foram selecionados 70 (setenta) para serem publicados em catálogo.  

Desta vez a arquitetura brasileira teve seu merecido reconhecimento. O arquiteto JOÃO FILGUEIRAS LIMA recebeu o primeiro lugar dessa Bienal.  

O projeto vencedor é o Hospital do Aparelho Locomotor inaugurado em março de 1994, em Salvador, Bahia. Segundo o arquiteto Paulo Bruna, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, que foi um dos jurados do evento, o desenho de Filgueras Lima alia preocupação social, originalidade de concepção, inventividade formal e integração entre prédio, mobiliário e seu entorno. Um dos detalhes mais interessantes de sua concepção, por exemplo, é o sistema de ventilação que dispensa ar condicionado mecânico. Na base da colina em que foi construído o hospital a brisa marítima e levam para os quartos.  

A estrutura do edifício adequa, ainda, o clima e a disponibilidade técnica disponível na região. O hospital é construído por uma argamassa armada - material leve e de fácil preparo -, que foi produzido por uma pequena fábrica - prevista no projeto e localizada no mesmo terreno.  

A fábrica produziu também seu mobiliário e, hoje, prepara o material para outros hospitais da Rede Sarah.  

Quero, desta tribuna, transmitir sinceras homenagens ao arquiteto Filgueiras Lima.  

Era o que tinha a dizer.  

Muito obrigado.  

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/12/1998 - Página 17791