Pronunciamento de Artur da Tavola em 14/12/1998
Discurso no Senado Federal
CENTENARIO DE NASCIMENTO DE LUIS DA CAMARA CASCUDO.
- Autor
- Artur da Tavola (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/RJ)
- Nome completo: Paulo Alberto Artur da Tavola Moretzsonh Monteiro de Barros
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- CENTENARIO DE NASCIMENTO DE LUIS DA CAMARA CASCUDO.
- Aparteantes
- Geraldo Melo, Ronaldo Cunha Lima.
- Publicação
- Publicação no DSF de 15/12/1998 - Página 18701
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM POSTUMA, CENTENARIO, NASCIMENTO, LUIS DA CAMARA CASCUDO, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN), ESCRITOR, HISTORIADOR, ESTUDO, HISTORIA, FOLCLORE, BRASIL.
O SR. ARTUR DA TÁVOLA
(PSDB-RJ. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, antes de mais nada, leio os tópicos sobre o centenário de nascimento de Câmara Cascudo:
**************************************************************************
SEGUE DISCURSO, NA ÍNTEGRA, DO SENADOR ARTUR DA TÁVOLA:
***************************************************************************
Realizada esta síntese, Sr. Presidente, desejo dizer que, no dia 30 de dezembro deste ano, ocorre o centenário de um dos mais importantes intelectuais de todos os tempos neste País: Luís da Câmara Cascudo.
Não sou uma pessoa enfática e nem gosto de comparações: "O maior intelectual", ou "Beethoven é maior do que Brahms". Isso não atende a beleza da inteligência humana. Inteligência, como arte não se compara, se equipara. Mas Câmara Cascudo é quase, pode-se dizer, um dos gênios da raça. Câmara Cascudo está em um nível de Tobias Barreto, que lá no Nordeste, no século passado, aprendia alemão, lia Goethe, no original, e construiu uma obra simplesmente monumental.
Assim, no nível de Anísio Teixeira, que foi um dos grandes pensadores deste País, de uma cultura vastíssima e também um grande criador, Câmara Cascudo é cada vez mais uma figura que merece o espanto e admiração das gerações ulteriores.
Como no û