Discurso no Senado Federal

PARTICIPAÇÃO DE S.EXA., NA QUALIDADE DE PRESIDENTE DO GRUPO BRASILEIRO DA UNIÃO INTERPARLAMENTAR, DA CONFERENCIA INTERPARLAMENTAR SOBRE O TEMA 'ATINGIR OS OBJETIVOS DA CUPULA MUNDIAL DE ALIMENTAÇÃO PARA UMA ESTRATEGIA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL', REALIZADO EM ROMA, DE 29 DE NOVEMBRO A 2 DE DEZEMBRO DE 1998.

Autor
Guilherme Palmeira (PFL - Partido da Frente Liberal/AL)
Nome completo: Guilherme Gracindo Soares Palmeira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA SOCIO ECONOMICA.:
  • PARTICIPAÇÃO DE S.EXA., NA QUALIDADE DE PRESIDENTE DO GRUPO BRASILEIRO DA UNIÃO INTERPARLAMENTAR, DA CONFERENCIA INTERPARLAMENTAR SOBRE O TEMA 'ATINGIR OS OBJETIVOS DA CUPULA MUNDIAL DE ALIMENTAÇÃO PARA UMA ESTRATEGIA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL', REALIZADO EM ROMA, DE 29 DE NOVEMBRO A 2 DE DEZEMBRO DE 1998.
Publicação
Publicação no DSF de 06/01/1999 - Página 171
Assunto
Outros > POLITICA SOCIO ECONOMICA.
Indexação
  • RELATORIO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, CONFERENCIA INTERPARLAMENTAR, APOIO, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A ALIMENTAÇÃO E AGRICULTURA (FAO), ASSUNTO, GARANTIA, ALIMENTAÇÃO, POPULAÇÃO, MUNDO, AMBITO, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL, ERRADICAÇÃO, POBREZA.

O SR. GUILHERME PALMEIRA (PFL-AL) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, valho-me do presente, para levar ao conhecimento de V. Exa. e do Senado que, na qualidade de presidente do Grupo Brasileiro da União Interparlamentar, compareci, entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro últimos à conferência internacional promovida por essa instituição, com o apoio da FAO, tendo como anfitrião o Parlamento italiano, destinada a avaliar as medidas tomadas, a nível nacional, pela Cúpula Mundial de Alimentação, que teve lugar em Roma, de 13 a 16 de dezembro de 1996. O título geral desse encontro dá bem uma idéia da relevância das questões que foram debatidas, na medida em que seu objetivo estava sintetizado na esperança de "Atingir os objetivos da Cúpula Mundial de Alimentação, através de uma estratégia de desenvolvimento sustentado".  

A cerimônia de abertura teve lugar na manhã de domingo, 29 de novembro, realizando-se à tarde o debate do 1º tema, "Meios para alcançar a garantia alimentar" em que foram expositores, os peritos convidados, D. Gale Johnson, professor do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade de Chicago e Justin Yiufu Lin, professor e diretor do Centro de Pesquisas Econômicas da Universidade de Beijing.  

A manhã de segunda-feira, 30 de novembro, foi dedicada ao debate do 2º tema, "Duplo imperativo: garantir uma produção de alimentos suficiente, preservando a base de recursos" sobre o qual discorreram os peritos igualmente convidados, Monkombo Sambasiwan Swaminathan, diretor honorário do Centro indiano de pesquisas sobre desenvolvimento rural sustentado e a Sra. Bongiwe Njobe Mbule, diretora geral do Departamento nacional de Agricultura da África do Sul.  

O 3º item da agenda, "Acesso à alimentação: erradicação da pobreza, proteção social e ajuda alimentar" foi abordado na manhã da terça-feira, 1º de dezembro, e a respeito do mesmo falaram os especialistas Sra. Dulce Maria Sauri Riancho, Coordenadora geral do Programa Nacional de promoção da mulher, do México, e o Sr. Marcel Mazoyer, professor titular da cadeira de Agricultura comparada e desenvolvimento agrícola, do Instituto Nacional Agronômico da França.  

 

wF


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/01/1999 - Página 171