Discurso no Senado Federal

PRONUNCIAMENTO DE DESPEDIDA DO SENADO FEDERAL, FACE AO IMINENTE AFASTAMENTO DE S.EXA., PARA ASSUNÇÃO AO CARGO DE GOVERNADOR DO ESTADO DE SANTA CATARINA.

Autor
Esperidião Amin (PPB - Partido Progressista Brasileiro/SC)
Nome completo: Esperidião Amin Helou Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • PRONUNCIAMENTO DE DESPEDIDA DO SENADO FEDERAL, FACE AO IMINENTE AFASTAMENTO DE S.EXA., PARA ASSUNÇÃO AO CARGO DE GOVERNADOR DO ESTADO DE SANTA CATARINA.
Publicação
Publicação no DSF de 16/12/1998 - Página 18900
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • DISCURSO, DESPEDIDA, ORADOR, SENADO, MOTIVO, POSSE, CARGO PUBLICO, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC).

O SR. ESPERIDIÃO AMIN (PPB-SC. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, querem as circunstâncias que, no preciso dia em que tivemos o privilégio de ouvir a saudação do nosso preclaro companheiro Senador Geraldo Althoff, a quem tive oportunidade, através de aparte que S. Exª me concedeu, de reiterar as boas-vindas, eu tenha que cumprir um dever constitucional e, ao mesmo tempo, aprestar-me para dizer um "até logo" aos colegas do Senado.  

Escolhi esta forma, Sr. Presidente, para que não nos emocionássemos. É uma comunicação inadiável, portanto, sem apartes.  

Quero dizer, em primeiro lugar, que aqui aprendi com todos; aprendi na primeira metade e aprendi na segunda metade deste mandato. Não houve Senador ou Senadora que não me tivesse propiciado aprender, que não me tivesse ensinado alguma coisa, e a média foi muito boa para a minha formação pessoal e para o meu amor ao País. Por isso, quero agradecer a todos os Srs. Senadores e Senadoras. Sinceramente, quero pedir desculpas se, em algum momento, o meu impulso ou o meu jeito de ser tenha constituído constrangimento para algum companheiro ou companheira do Senado.  

Quero estender esse agradecimento e esse cumprimento também aos servidores do Senado. Aprendi muito a respeitar o serviço público aqui. Freqüentei a Consultoria Legislativa, que tem um excelente quadro, e procurei dedicar-me nas Comissões Permanentes e Temporárias. Aprendi muito e tenho a convicção de que o Senado engrandece a democracia brasileira, tanto por participação dos Senadores, quanto pelos excelentes quadros que o fazem funcionar. Agradeço, por isso, também aos servidores do Senado pela lição que me deram.  

Desejo, também, cumprir o preceito constitucional de solicitar à Mesa que deixe registrado o enunciado da minha renúncia a termo, Sr. Presidente, pois, no dia 1º de janeiro, não poderei vir aqui renunciar ao mandato. Então, eu gostaria que V. Exª, com a devida cautela do aprazamento, considerasse o meu pedido, não para antes. Se fosse possível a V. Exª assinalar que a renúncia ocorre às 10h29min. da manhã do dia 1º de janeiro, eu ficaria muito satisfeito, porque, já que é convencional se dizer que o Senado é o céu, sem que a ele se chegue pela via da morte, eu não gostaria de sair pela via do apressamento. Agradecerei muito se V. Exª puder considerar esse meu pedido a termo.  

Finalmente, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, já pedi desculpas por excesso, por faltas, e vou deixar aqui uma única palavra, que gostaria fosse considerada pelo Senado tanto no mês de janeiro, final desta Legislatura, quanto na próxima Legislatura: o Senado é a Casa da Federação, e é muito comum, quando são feitas propostas para salvação nacional, para salvação das finanças de um país, que os Governos sejam tentados a reduzir a Federação. Isso funciona mais ou menos como uma gaita de fole: há as sístoles e as diástoles. No período em que se pretende salvar as finanças do País, é muito comum comprometer o espírito federativo.  

Sou de um Estado que cultua o federalismo e entende que a Federação é fundamental para a realização de nosso projeto nacional. De forma que a última colocação que desejo fazer nesta breve despedida - vou freqüentar muito esta Casa, do outro lado do balcão - é a seguinte: cuidem muito, Srªs e Srs. Senadores, do Brasil, mas não se esqueçam da Federação.  

Muito obrigado.  

****************************************************************** 

É O SEGUINTE O DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. ESPERIDIÃO AMIN ENCAMINHADO À MESA:  

***************************************************************** 

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/12/1998 - Página 18900