Discurso no Senado Federal

COMENTARIOS A DECISÃO DO EX-PRESIDENTE E ATUAL GOVERNADOR DO ESTADO DE MINAS GERAIS, ITAMAR FRANCO, DE SUSPENDER, POR TRES MESES, O PAGAMENTO DAS DIVIDAS MOBILIARIAS JUNTO AO GOVERNO FEDERAL. ENCAMINHANDO A MESA REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES AO MINISTRO DA FAZENDA, ACERCA DAS DIVIDAS DOS ESTADOS, E ANUNCIO DE REQUERIMENTO A SER APRESENTADO A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONOMICOS NO SENTIDO DE OS GOVERNADORES DE ESTADO SEJAM CONVIDADOS A PRESTAR INFORMAÇÕES SOBRE O ASSUNTO.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DIVIDA PUBLICA.:
  • COMENTARIOS A DECISÃO DO EX-PRESIDENTE E ATUAL GOVERNADOR DO ESTADO DE MINAS GERAIS, ITAMAR FRANCO, DE SUSPENDER, POR TRES MESES, O PAGAMENTO DAS DIVIDAS MOBILIARIAS JUNTO AO GOVERNO FEDERAL. ENCAMINHANDO A MESA REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES AO MINISTRO DA FAZENDA, ACERCA DAS DIVIDAS DOS ESTADOS, E ANUNCIO DE REQUERIMENTO A SER APRESENTADO A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONOMICOS NO SENTIDO DE OS GOVERNADORES DE ESTADO SEJAM CONVIDADOS A PRESTAR INFORMAÇÕES SOBRE O ASSUNTO.
Aparteantes
Geraldo Melo, Jefferson Peres, José Eduardo Dutra, Odacir Soares.
Publicação
Publicação no DSF de 08/01/1999 - Página 300
Assunto
Outros > DIVIDA PUBLICA.
Indexação
  • ANALISE, AUMENTO, DIVIDA MOBILIARIA, ESTADOS, PROVOCAÇÃO, LEGISLAÇÃO, ISENÇÃO, IMPOSTO SOBRE CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS E SERVIÇOS (ICMS), PRODUTO EXPORTADO, FUNDO DE ESTABILIZAÇÃO FISCAL, RESULTADO, MORATORIA, DECRETAÇÃO, ITAMAR FRANCO, GOVERNADOR, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG).
  • APRESENTAÇÃO, REQUERIMENTO, ENCAMINHAMENTO, PRESIDENTE, COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONOMICOS, SENADO, CONVITE, GOVERNADOR, ESTADOS, DISTRITO FEDERAL (DF), MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA FAZENDA (MF), PARTICIPAÇÃO, AUDIENCIA PUBLICA, OBJETIVO, BUSCA, SOLUÇÃO, CRISE, NATUREZA FINANCEIRA, AMBITO ESTADUAL.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT-SP) - Sr. Presidente, Senador Geraldo Melo; Srs. Senadores, os jornais de todo o Brasil publicam hoje a decisão do ex-Presidente Itamar Franco de suspender, por três meses, o pagamento das dívidas mobiliárias junto ao Governo Federal.  

A situação financeira dos Estados chegou a uma situação crítica. As dívidas mobiliárias cresceram a ritmo alucinante, embaladas por taxas de juros mantidas em níveis astronômicos durante anos para sustentar a política de sobrevalorização cambial. Houve novas emissões de títulos, em função da brecha estabelecida pelo art. 33 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias e a atuação de grupos que a usaram de forma irregular para objetivos ilícitos - refiro-me à possibilidade de Estados e Municípios poderem emitir títulos para fins de pagamento dos precatórios judiciais. Essas novas emissões, no entanto, são responsáveis por não mais que 10% do aumento de R$24,2 bilhões, em dezembro de 1994, para R$58,7 bilhões, em novembro de 1997, quando entrou em vigor o primeiro acordo de refinanciamento por meio do qual as dívidas mobiliárias são transformadas em contratuais.  

As dívidas contratuais também evoluíram de forma acentuada e, para isso, contaram com a colaboração do Ministério da Fazenda, cujo titular, o Ministro Pedro Malan, chegou a encaminhar documentos para o Senado manifestando posição favorável à aprovação de pleitos que tinham recebido pareceres técnicos radicalmente contrários e do próprio Senado Federal, que utilizou critérios pouco rígidos para a análise dos pleitos.  

A situação financeira dos Estados não se dete û


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/01/1999 - Página 300