Pronunciamento de Abdias Nascimento em 07/01/1999
Discurso no Senado Federal
ENCAMINHANDO A MESA PROJETO DE LEI QUE ALTERA A LEI 9.496, DE 1997, AUTORIZANDO O GOVERNO FEDERAL A REFINANCIAR AS DIVIDAS DOS ESTADOS.
- Autor
- Abdias Nascimento (PDT - Partido Democrático Trabalhista/RJ)
- Nome completo: Abdias do Nascimento
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
DIVIDA PUBLICA.:
- ENCAMINHANDO A MESA PROJETO DE LEI QUE ALTERA A LEI 9.496, DE 1997, AUTORIZANDO O GOVERNO FEDERAL A REFINANCIAR AS DIVIDAS DOS ESTADOS.
- Publicação
- Publicação no DSF de 08/01/1999 - Página 308
- Assunto
- Outros > DIVIDA PUBLICA.
- Indexação
-
- JUSTIFICAÇÃO, PROJETO DE LEI, AUTORIA, ORADOR, AUTORIZAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, REFINANCIAMENTO, DIVIDA, ESTADOS.
O SR. ABDIAS NASCIMENTO
(Bloco/PDT-RJ. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, venho a esta tribuna para dizer que estou tentando contribuir, com minhas modestas possibilidades, para ajudar a desanuviar esse clima de tensão estabelecido entre certos governos estaduais e o Governo Federal.
Para isso, estou apresentando neste momento à Mesa um projeto que altera a Lei nº 9.496, de 1997, autorizando o Governo Federal a refinanciar as dívidas dos Estados.
Na justificação eu digo:
"Atualmente, registra-se uma crise sem precedentes nos diversos entes da Federação, a qual externaliza-se eminentemente pela falência financeira. Tal situação tem levado os estados a prejudicar toda a sua rede básica de serviços e investimentos relacionados às demandas das populações carentes.
Os contratos de refinanciamento feitos com base na Lei nº 9.496, de 1997, foram feitos em um contexto macroeconômico completamente diverso, sendo que a premissa básica para o seu cumprimento era a manutenção de um relativo crescimento da economia nacional.
Ora, a principal receita dos Estados é o ICMS, o qual é totalmente dependente do nível de atividade econômica. Com a atual política monetária e a conseqüente recessão que se instalou no País, rompeu-se a lógica que fundamentou os contratos de refinanciamento, tornando-os impossíveis de serem cumpridos.
O projeto ora apresentado tem por objetivo readequar os contratos ao contexto recessivo da economia brasileira, sem que se rompa a estrutura de funcionamento dos diversos entes da Federação. Não se trata de uma ruptura contratual stricto sensu , mas de uma readequação, visto que a verdadeira ruptura contratual foi a total mudança do ambiente macroeconômico."
Espero que esse projeto ajude a solucionar essa questão e peço o apoio dos Srs. Senadores nesse sentido.
Muito obrigado.
Vg