Discurso no Senado Federal

MANIFESTAÇÃO DE PESAR PELO FALECIMENTO DO EX-SENADOR JOÃO CALMON. COMENTARIOS SOBRE AS REPERCUSSÕES DA CRISE ECONOMICA NO GOVERNO.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA.:
  • MANIFESTAÇÃO DE PESAR PELO FALECIMENTO DO EX-SENADOR JOÃO CALMON. COMENTARIOS SOBRE AS REPERCUSSÕES DA CRISE ECONOMICA NO GOVERNO.
Publicação
Publicação no DSF de 14/01/1999 - Página 1435
Assunto
Outros > HOMENAGEM. POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, JOÃO CALMON, EX SENADOR, ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES).
  • ANALISE, SITUAÇÃO, CRISE, NATUREZA ECONOMICA, PAIS, ALTERAÇÃO, POLITICA CAMBIAL, GOVERNO.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT-SP. Para uma breve comunicação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, gostaria de juntar a minha voz, como Líder do PT e do Bloco da Oposição, à dos Senadores que, na segunda-feira, expressaram sentimentos de pesar - e ontem o Senador Ney Suassuna, tendo estado ausente da sessão de segunda-feira - pelo falecimento do ex-Senador João Calmon, de quem me tornei amigo e seu admirador pela sua extraordinária batalha para que o Brasil pudesse dedicar à educação os recursos necessários a fim de que todo e qualquer brasileiro pudesse ter o direito ao ensino público e gratuito, seja a nível de Municípios, dos Estados e da União.  

Todos nós aqui lembramos o seu espírito de luta, a sua tenacidade.  

O Senador João Calmon, no período que aqui com S. Exª convivi, foi um grande batalhador contra a sonegação de impostos. Numa das CPIs, realizadas pelo Senado Federal, que tratava da questão da sonegação de impostos, S. Exª foi um grande batalhador para que houvesse extremo rigor nessa questão. Inclusive aqui colocou estimativas, ou seja, para cada real que se deveria pagar na economia, quase que havia um real de imposto que não era pago. S. Exª também estava continuamente a exigir do Congresso Nacional e do Executivo medidas na direção de se evitar isso.  

Ao povo do Espírito Santo, à sua família, a todos os seus amigos, gostaríamos de nos juntar às vozes que expressaram sentimento de pesar a um Senador que muito honrou o povo brasileiro, o seu mandato e esta Casa.  

Muito obrigado.  

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/01/1999 - Página 1435