Discurso no Senado Federal

HOMENAGEM AO DESEMBARGADOR JAIRON MAIA FERNANDES PELO PROFICUO TRABALHO REALIZADO A FRENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE ALAGOAS.

Autor
Guilherme Palmeira (PFL - Partido da Frente Liberal/AL)
Nome completo: Guilherme Gracindo Soares Palmeira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM AO DESEMBARGADOR JAIRON MAIA FERNANDES PELO PROFICUO TRABALHO REALIZADO A FRENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE ALAGOAS.
Publicação
Publicação no DSF de 26/01/1999 - Página 2086
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ATUAÇÃO, JAIRON MAIA FERNANDES, DESEMBARGADOR, PRESIDENCIA, TRIBUNAL DE JUSTIÇA, ESTADO DE ALAGOAS (AL).

O SR. GUILHERME PALMEIRA (PFL-AL) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, está deixando a Presidência do Tribunal de Justiça de AIagoas, depois de dois anos de profícuo e proveitoso mandato, o Desembargador Jairon Maia Fernandes, a quem coube a desafiadora tarefa de conduzir o destino da justiça de meu Estado, num dos mais conturbados períodos do processo político. Magistrado dotado de extraordinárias qualidades pessoais e profissional de excepcional qualificação, S. Exª. desempenhou, com brilho, serenidade e um enorme dinamismo a direção dos trabalhos forenses, destacando-se não só pelo reaparelhamento material, mas sobretudo pelo aprimoramento da prestação jurisdicional , com a preocupação de aproximar a justiça dos que dela mais necessitam.  

Valendo-se dos recursos do Fundo de Modernização do Poder Judiciário, instituído há apenas dois anos, o presidente que está encerrando uma das mais brilhantes fases da administração judiciária de Alagoas, inaugurou novas instalações do Tribunal de Justiça em Maceió, informatizou os procedimentos administrativos com reconhecida celeridade, instalou tanto na capital quanto em cidades do interior os Tribunais Especiais cíveis e criminais, acelerando, com a colaboração de outros órgãos e instituições públicas, o acesso da população mais carente, em mutirões que servem de exemplo para todo o país, aos recursos mais elementares e indispensáveis da cidadania. Com a instituição da justiça intinerante, S. Exª. prestou outro inestimável serviço à população, sobretudo a que vive no interior do Estado, operando mudanças que constituem uma transformação modernizadora, por todos os títulos elogiável.  

Esta é a razão por que sua administração representa um marco na história judiciária do Estado, merecendo o reconhecimento, o aplauso e a admiração de toda a sociedade, dos demais poderes, e de quantos puderam acompanhar de perto uma administração que honra o padrão de dignidade da justiça do país, notadamente dos magistrados, advogados, membros do Ministério Público, serventuários da justiça e sobretudo da população e dos usuários dos serviços judiciários.  

Ao tributar esta homenagem ao Desembargador Jairon Maia Fernandes, estou convicto de que interpreto o sentimento coletivo e cumpro um dever de justiça certo de que S. Exª. representará para todos os seus sucessores um exemplo admirável de correção, capacidade e dinamismo de que todos nos orgulhamos.  

Era o que tinha a dizer,  

Muito obrigado.  

 

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/01/1999 - Página 2086