Discurso no Senado Federal

REPUDIO AO ARTIGO PUBLICADO HOJE NO JORNAL FOLHA DE S.PAULO, INTITULADO 'A TENTATIVA GOLPISTA', DE AUTORIA DO SR. TARSO GENRO, EX-PREFEITO DE PORTO ALEGRE (RS).

Autor
Teotonio Vilela Filho (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AL)
Nome completo: Teotonio Brandão Vilela Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
IMPRENSA.:
  • REPUDIO AO ARTIGO PUBLICADO HOJE NO JORNAL FOLHA DE S.PAULO, INTITULADO 'A TENTATIVA GOLPISTA', DE AUTORIA DO SR. TARSO GENRO, EX-PREFEITO DE PORTO ALEGRE (RS).
Publicação
Publicação no DSF de 27/01/1999 - Página 2216
Assunto
Outros > IMPRENSA.
Indexação
  • REPUDIO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), AUTORIA, TARSO GENRO, EX PREFEITO, MUNICIPIO, PORTO ALEGRE (RS), ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), SOLICITAÇÃO, RENUNCIA, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, PRESIDENTE DA REPUBLICA.
  • TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), AUTORIA, TEOTONIO VILELA FILHO, SENADOR, CRITICA, TARSO GENRO, EX PREFEITO, SOLICITAÇÃO, RENUNCIA, PRESIDENTE DA REPUBLICA.

O SR. TEOTÔNIO VILELA FILHO (PSDB-AL) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, nos últimos dias, o País vem assistindo a uma dramática e heróica luta da equipe econômica do governo Fernando Henrique Cardoso para manter a estabilidade da moeda.  

Minuto a minuto, hora a hora, os responsáveis pela economia brasileira travam lutas intermináveis contra os especuladores, externos e internos. Contra os que, mesmo dentro do Brasil, apostam no caos, apostam contra os brasileiros. Querem levar vantagens financeiras, especulando no mercado sem se importar se estão sendo sangrados recursos públicos que melhorariam a qualidade de vida do brasileiro.  

Neste grave momento de crise, o Congresso Nacional, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, vêm dando irrestrito apoio às necessárias mudanças para garantir o ajuste fiscal do Governo.  

Hoje estamos votando a fixação de uma contribuição previdenciária para os inativos da União. Uma medida dura, porém necessária para a economia do País. Não podemos mais manter privilégios. O País não suporta mais manter alguns poucos encastelados em privilégios que são pagos pela imensa maioria.  

É assim que devem agir e agem os verdadeiros patriotas, os homens públicos que têm mandato popular, que têm responsabilidade social e política.  

Não é assim que vem se comportando alguns segmentos da Oposição brasileira. Sem compromisso com o Brasil, sem a necessária seriedade para analisar e propor alternativas viáveis para o País, essa oposição só faz criticar, criticar e criticar – por vezes de maneira irresponsável.  

Mais que isso, às vezes ela se arvora a propor verdadeiros absurdos como o que lemos, na segunda-feira, 25, no jornal Folha de S. Paulo , num artigo de autoria do senhor Tarso Genro.  

Ex-Prefeito de Porto Alegre, homem que integrou a cúpula da equipe do candidato derrotado da Oposição à Presidência da República, o Sr. Tarso Genro cometeu a irresponsabilidade – essa é a expressão – e a ousadia de pedir a renúncia do Presidente Fernando Henrique, reeleito pela vontade livre e soberana de 36 milhões de brasileiros, no primeiro turno, com 56% dos votos válidos.  

O que é isso, Sr. Presidente, Srªs Senadoras, Srs. Senadores? Num português claro, é golpismo. É ir contra a vontade do povo. E isso nós não aceitamos, a sociedade brasileira não aceita e jamais aceitará.  

Respondendo a essa verdadeira leviandade do Sr. Tarso Genro, e exercendo o legítimo direito de expressar, no mesmo jornal, a vontade da maioria dos 36 milhões de brasileiros que reelegeram Fernando Henrique, publiquei hoje o artigo A Tentação Golpista na página 3 da Folha de S. Paulo , que peço, nos termos regimentais, seja transcrito nos Anais desta casa.  

Muito obrigado.  

 

¿z


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/01/1999 - Página 2216