Discurso no Senado Federal

BALANÇO DE SUA ATUAÇÃO POLITICA, POR OCASIÃO DE SUA DESPEDIDA DO SENADO FEDERAL.

Autor
Júlio Campos (PFL - Partido da Frente Liberal/MT)
Nome completo: Júlio José de Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • BALANÇO DE SUA ATUAÇÃO POLITICA, POR OCASIÃO DE SUA DESPEDIDA DO SENADO FEDERAL.
Aparteantes
Bernardo Cabral, Carlos Patrocínio, Casildo Maldaner, Edison Lobão, Gilvam Borges, Guilherme Palmeira, Hugo Napoleão, Iris Rezende, Jader Barbalho, Jefferson Peres, Josaphat Marinho, João Rocha, Junia Marise, Lúcio Alcântara, Marluce Pinto, Ramez Tebet.
Publicação
Publicação no DSF de 29/01/1999 - Página 2355
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • CONCLUSÃO, MANDATO PARLAMENTAR, ORADOR, ANALISE, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, ESPECIFICAÇÃO, TRABALHO, ALTERAÇÃO, CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHO (CLT), FUNDO DE GARANTIA POR TEMPO DE SERVIÇO (FGTS), APRESENTAÇÃO, APROVAÇÃO, PROJETO DE LEI, BENEFICIO, PANTANAL MATO-GROSSENSE, PROTEÇÃO, TESTEMUNHA, CRIME, MELHORIA, NORMAS, TRANSFERENCIA, CONTRATO, FINANCIAMENTO, SISTEMA FINANCEIRO DA HABITAÇÃO (SFH).
  • AGRADECIMENTO, APOIO, SENADOR, SERVIDOR, MEMBROS, MESA DIRETORA, LIDERANÇA, PRESIDENTE, SENADO, IMPRENSA.

O SR. JÚLIO CAMPOS (PFL-MT. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, "mais vale a lágrima de não ter vencido do que a vergonha de não ter lutado."  

Foram oito anos de trabalho, dedicação e entrega. No entanto, estaria hoje faltando com a verdade se não reconhecesse que foram, igualmente, oito anos de democrático e salutar convívio com todos os demais colegas desta honrosa Casa. Sem dúvida, o Senado significou para mim muito mais do que um ambiente de amistosas práticas legislativas em nome da diversidade regional dentro da unidade federativa. Significou, antes de tudo, insubstituível processo de aprendizado cívico, pelo qual o conceito de representação parlamentar deixa de ser compreendido como mero exercício de retórica política e adquire verdadeira dimensão de compromisso transformador, na forma de ações sociais concretas.  

Mais ainda, graças à palavra, o legislador conversa, dialoga, persuade e convence seus pares e seus representados para a tomada de decisões fundamentais ao progresso e ao desenvolvimento nacionais. Se aprendi algo que julgo de absoluta importância nesta empreitada como Senador por Mato Grosso nesta Casa, aponto o redimensionamento da palavra, do verbo, da linguagem como instrumento de democratização do poder público. Quando empregada com propósitos de implementação do bem comum, a palavra, manifestada oralmente ou pela escrita, realiza trabalho de transformação, intervindo diretamente no fluxo desordenado, caótico e injusto das coisas no mundo.  

Aprendi no Senado a detectar e reconhecer sentidos e funções politicamente mais dinâmicas da palavUû


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/01/1999 - Página 2355