Pronunciamento de Geraldo Melo em 01/02/1999
Fala da Presidência no Senado Federal
ELEIÇÃO E POSSE DO PRESIDENTE DO SENADO FEDERAL PARA O BIENIO 1999/2000.
- Autor
- Geraldo Melo (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/RN)
- Nome completo: Geraldo José da Câmara Ferreira de Melo
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
SENADO.:
- ELEIÇÃO E POSSE DO PRESIDENTE DO SENADO FEDERAL PARA O BIENIO 1999/2000.
- Publicação
- Publicação no DSF de 02/02/1999 - Página 2837
- Assunto
- Outros > SENADO.
- Indexação
-
- ESCLARECIMENTOS, DESTINAÇÃO, REUNIÃO PREPARATORIA, ELEIÇÃO, PRESIDENTE, SENADO, UTILIZAÇÃO, PROCESSO ELETRONICO, VOTAÇÃO.
O SR. PRESIDENTE (Geraldo Melo) - A lista de presença acusa o comparecimento de 80 Srªs e Srs. Senadores. Havendo número regimental, declaro aberta a segunda reunião preparatória da Primeira Sessão Legislativa Ordinária da Quinquagésima Primeira Legislatura.
Sob a proteção de Deus, iniciamos nossos trabalhos.
A presente reunião preparatória destina-se à eleição do Presidente do Senado Federal, que dirigirá os trabalhos da Casa durante o biênio de 1999 a 2000.
De acordo com o disposto no art. 60, § 1º, I, do Regimento Interno, a eleição para Presidente do Senado Federal far-se-á por escrutínio secreto e maioria de votos, presente a maioria da composição da Casa.
Srªs e Srs. Senadores, peço a atenção dos presentes para a condução dos trabalhos.
Repito: a eleição para Presidente do Senado Federal, na forma regimental, far-se-á por escrutínio secreto e maioria de votos, presente a maioria da composição da Casa, estando presentes aqui, como foi anunciado, 80 dos 81 Srs. Senadores.
Há uma consulta a fazer ao Plenário. O sistema eletrônico de votação permite a identificação do cargo para o qual se votará e do nome do Senador concorrente ao cargo e assegura o sigilo do voto, que deve ser secreto. Estão sendo atendidos, portanto, esses requisitos regimentais, razão pela qual a Presidência propõe ao Plenário que a eleição do Presidente do Senado Federal seja realizada pelo sistema eletrônico.
Consulto se há objeção por parte do Plenário. (Pausa)
Não havendo objeção, assim será feito.
Passa-se à eleição do Presidente do Senado Federal pelo sistema eletrônico.