Discurso no Senado Federal

IMPORTANCIA DO PARECER DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA DO SENADO SOBRE O CONCEITO DE REPUTAÇÃO ILIBADA ESCRITO NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL PARA NORTEAR O PROCESSO DE NOMEAÇÃO DO PRESIDENTE DO BANCO CENTRAL.

Autor
José Eduardo Dutra (PT - Partido dos Trabalhadores/SE)
Nome completo: José Eduardo de Barros Dutra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
REGIMENTO INTERNO.:
  • IMPORTANCIA DO PARECER DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA DO SENADO SOBRE O CONCEITO DE REPUTAÇÃO ILIBADA ESCRITO NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL PARA NORTEAR O PROCESSO DE NOMEAÇÃO DO PRESIDENTE DO BANCO CENTRAL.
Publicação
Publicação no DSF de 24/02/1999 - Página 2996
Assunto
Outros > REGIMENTO INTERNO.
Indexação
  • CONSULTA, COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO JUSTIÇA E CIDADANIA, PARECER, INTERPRETAÇÃO, CONSTITUIÇÃO FEDERAL, CRITERIOS, INDICAÇÃO, PRESIDENTE, BANCO CENTRAL DO BRASIL (BACEN).

O SR. JOSÉ EDUARDO DUTRA (Bloco/PT-SE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores, é possível que o Senado venha a se deparar com situações semelhantes a essa. Não vou recorrer da posição de V. Exª ao Plenário, mas seria interessante uma consulta à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado para que ela interprete o conceito de reputação ilibada escrito na Constituição. A meu ver, ao introduzir essa expressão na Constituição, o Constituinte não o fez apenas para inserir mais duas palavras em relação especificamente ao Banco Central, ao Supremo Tribunal Federal e à Advocacia-Geral da União. 

Seria importante que a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado produzisse um parecer a respeito do que ela entende sobre reputação ilibada, para que pudesse nortear outros processos que envolvem essa questão.

Faço uma consulta formal à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado a esse respeito.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/02/1999 - Página 2996