Discurso no Senado Federal

JUSTIFICATIVAS A OFICIO ENCAMINHADO AO PRESIDENTE DO BANCO CENTRAL DO BRASIL, SR. ARMINIO FRAGA, REFERENTE A QUESTÃO FORMULADA NA ARGUIÇÃO PERANTE A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONOMICOS.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
BANCOS.:
  • JUSTIFICATIVAS A OFICIO ENCAMINHADO AO PRESIDENTE DO BANCO CENTRAL DO BRASIL, SR. ARMINIO FRAGA, REFERENTE A QUESTÃO FORMULADA NA ARGUIÇÃO PERANTE A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONOMICOS.
Publicação
Publicação no DSF de 03/03/1999 - Página 4090
Assunto
Outros > BANCOS.
Indexação
  • LEITURA, OFICIO, AUTORIA, ORADOR, DESTINATARIO, PRESIDENTE, BANCO CENTRAL DO BRASIL (BACEN), SOLICITAÇÃO, REMESSA, SENADO, INFORMAÇÃO, OPERAÇÃO, FUNDO FINANCEIRO, PAIS ESTRANGEIRO, FAVORECIMENTO, GEORGE SOROS, PROPRIETARIO, INSTITUIÇÃO FINANCEIRA.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT-SP. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, estou encaminhando ao Sr. Armínio Fraga, nesta tarde, o seguinte ofício:  

"Em sua argüição perante à Comissão de Assuntos Econômicos no último dia 5 do corrente, uma das perguntas que lhe dirigi foi sobre a entrevista do Sr. Simon Treacher, publicada na Revista Carta Capital que começava a circular naquele dia.  

Treacher, diretor de mercados emergentes no Morgan Grenfell, disse, entre outras coisas, que "não há dúvida de que houve ganhos suspeitos da comunidade de hedge funds com a sua nomeação para a presidência do Banco Central". Afirmou ser o maior investidor europeu e ter excelentes relações com corretoras de valores, demonstrando assim ser muito bem informado sobre o fluxo de capitais nos mercados emergentes. Informou, também, não poder garantir se foi o próprio Soros que se valeu de informação privilegiada, "pois o Quantum é uma firma bastante grande". E continuou: "o que ficou evidente foi que o Quantum valeu-se de informação privilegiada". Simon Treacher concluiu, ainda, que, com relação ao convite para ocupar a presidência do Banco Central, V. S.ª "não tomou uma decisão da noite para o dia e isoladamente. A coincidência dos hedge funds comprando e vendendo títulos e Reais é gritante demais".  

Em sua resposta, V. S.ª disse que a declaração "desse senhor do Banco Morgan Grenfell" lhe causara espanto. Afirmou não ter recebido qualquer convite até aquele final de semana e que, quando tal aconteceu, não necessitou de reflexão. Conforme suas palavras, "foi um chamado do meu País e me senti honrado em poder responder positivamente". Continou dizendo que "toda vez que acontece alguma operação do mercado e algum operador perde dinheiro é culpa de alguém, nunca é culpa do operador; e eu não tenho a menor dúvida de que, nesse caso, os boatos foram de algum operadorzinho que perdeu dinheiro e disse, de maneira irresponsável, que a culpa foi do Soros".  

Para finalizar, V. S.ª garantiu que não houve qualquer vazamento de informação, já que o convite foi feito no final de semana e na segunda-feira, às 7h da manhã, pediu demissão. Para finalizar, disse: "Eu nunca fiz nada que pudesse prejudicar o meu País, e essa é uma situação que digo com toda a certeza, não só nessa situação recente como em outras no passado".  

Sugeri a V. S.ª que solicitasse ao Sr. George Soros que fosse enviado ao Senado Federal as informações relativas às operações realizadas pelo Quantum, um dos fundos da Soros Fund Management, durante janeiro e fevereiro de 1999. Entretanto, V. S.ª não respondeu diretamente essa questão. Ignorou o fato de ser o Sr. Treacher, qualificado como um grande investidor europeu, ter feito graves denúncias. Neste domingo, o Sr. George Soros, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, declarou ter autorizado S. Sª a revelar os registros referentes às operações realizadas pelo Quantum naqueles dias.  

Para que não haja qualquer dúvida, Sr. Presidente, estou solicitando ao Sr. Armínio Fraga que encaminhe ao Senado até amanhã, antes da votação, as informações que o Sr. George Soros liberou para serem divulgadas.  

 

c


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/03/1999 - Página 4090