Discurso no Senado Federal

HOMENAGEM AO JORNAL CORREIO BRAZILIENSE, PELO RECEBIMENTO DO PREMIO WORLD'S BEST DESIGN, CONCEDIDO PELA SOCIETY FOR NEWS DESIGN - SND.

Autor
Mozarildo Cavalcanti (PFL - Partido da Frente Liberal/RR)
Nome completo: Francisco Mozarildo de Melo Cavalcanti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM AO JORNAL CORREIO BRAZILIENSE, PELO RECEBIMENTO DO PREMIO WORLD'S BEST DESIGN, CONCEDIDO PELA SOCIETY FOR NEWS DESIGN - SND.
Publicação
Publicação no DSF de 05/03/1999 - Página 4336
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, JORNAL, CORREIO BRAZILIENSE, DISTRITO FEDERAL (DF), RECEBIMENTO, PREMIO, ORGANISMO INTERNACIONAL, IMPRENSA.

O SR. MOZARILDO CAVALCANTI (PFL-RR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, Srs. Dirigentes do Correio Braziliense, seguindo o pronunciamento de dois ilustres representantes do Distrito Federal, quero agora trazer aqui a voz de um represente de um Estado do extremo Norte do País, Roraima, e dar o meu depoimento de como também lá o Correio Braziliense está presente.  

Tendo sido por duas vezes Deputado - nas Legislaturas de 1982 a 1990 -, pude aprender a apreciar de perto a linha independente e corajosa de um jornal como o Correio Braziliense , que nada fica a dever aos grandes órgãos da imprensa do Sul e do Sudeste.  

Mas, entrando no assunto objeto desta sessão, quero, Srªs e Srs. Senadores, destacar o fato de o Correio Braziliense ter sido premiado pela Society for News Design (SND) - entidade que congrega 2 mil e 600 membros, entre profissionais de comunicação, artistas gráficos, diretores de arte e estudantes de Jornalismo e de Marketing, em 48 países - como um dos jornais de melhor desenho em todo o mundo. O prêmio, Sr. Presidente, soube fazer justiça a um periódico incansável na sua luta pela boa informação, confirma a qualidade editorial e estética do periódico e envaidece o jornalismo brasileiro.  

Para se ter uma idéia do que representa a honraria recebida pelo Correio, basta dizer que o concurso promovido pela SND, em sua vigésima edição, reuniu 291 jornais de diversas partes do mundo, os quais inscreveram nada menos que 13 mil e 89 trabalhos publicados durante o ano de 1998. Basta dizer também que, antes do Correio Braziliense, apenas um jornal sul-americano conquistara o mesmo galardão: o El Observador , do Uruguai, em 1996. Com essa conquista, o matutino local passa a fazer parte de um restrito grupo de 17 periódicos considerados "os mais bem desenhados do mundo".  

A premiação do Correio e dos outros jornais contemplados nas 21 categorias da competição foi anunciada na última semana de fevereiro. A decisão coube a um seleto grupo de 16 jurados, reunidos em Siracusa, no Estado de Nova Iorque. A escolha dos premiados na modalidade "melhor design" foi efetuada por um júri de cinco membros da mais alta especialização, que analisou 291 jornais concorrentes de 27 países. Em seu julgamento, esse grupo analisou detalhadamente, conforme reporta o próprio Correio, "as manchetes, o estilo e a qualidade dos textos, o uso de fontes tipográficas, a edição das reportagens, o valor conferido às ilustrações e a forma como as notícias são apresentadas nas páginas de cada jornal".  

Para o editor de arte do Correio Braziliense , Francisco Amaral, o prêmio é o reconhecimento de um projeto criado há cinco anos, mas que se renova incessantemente. "Nós sempre apostamos na qualidade do design como estratégia editorial. Foi a opção por um jornal mais atraente para o leitor, com qualidade visual, que norteou a reforma gráfica feita em 1994", explicou.  

Entretanto, Srªs e Srs. Senadores, é necessário observar que a qualidade visual e gráfica não seria valorizada se não se fizesse acompanhar por um conteúdo de alto nível. Nesse aspecto, quero destacar a excelência do jornalismo que vem sendo praticado pelo Correio Braziliense , inteiramente voltado para os interesses da comunidade e compromissado com a verdade e com a ética.  

É com esses saltos de qualidade e com fidelidade ao seu leitor que o Correio se vem firmando como um jornal sério, sem ser sisudo, moderno, agradável de se ler e absolutamente confiável na divulgação e na interpretação dos fatos. E é por esses motivos que o jornal, plenamente reconhecido por seus leitores, vem ultrapassando barreiras geográficas e conquistando a admiração da própria comunidade brasileira. Assim o provam o prêmio Destaque em Marketing, a ele concedido pela Associação Brasileira de Marketing e Negócios, no ano passado, e o Prêmio Esso de Criação Gráfica, conquistado em 1997.  

Ao parabenizar a equipe do Correio Braziliense por mais esta conquista, quero cumprimentar particularmente o seu Diretor-Presidente, Paulo Cabral de Araújo; o Diretor de Redação, Ricardo Noblat; o Editor de Arte, Francisco Amaral e todos os demais dirigentes. Quero, ainda, augurar a conquista de muitos outros prêmios pela equipe do Correio, como reconhecimento por seu talento, por sua dedicação e, sobretudo, pelo respeito e compromisso com a arte de bem informar.  

Muito obrigado.  

 

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Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/03/1999 - Página 4336