Discurso no Senado Federal

REALIZAÇÃO DE AUDIENCIA COM O MINISTRO FRANCISCO TURRA, DA AGRICULTURA, EM VIRTUDE DO FECHAMENTO DAS FRONTEIRAS BRASILEIRAS A EXPORTAÇÃO DE GADO DO PARA, POR CAUSA DA FEBRE AFTOSA.

Autor
Ademir Andrade (PSB - Partido Socialista Brasileiro/PA)
Nome completo: Ademir Galvão Andrade
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PECUARIA.:
  • REALIZAÇÃO DE AUDIENCIA COM O MINISTRO FRANCISCO TURRA, DA AGRICULTURA, EM VIRTUDE DO FECHAMENTO DAS FRONTEIRAS BRASILEIRAS A EXPORTAÇÃO DE GADO DO PARA, POR CAUSA DA FEBRE AFTOSA.
Publicação
Publicação no DSF de 17/03/1999 - Página 5566
Assunto
Outros > PECUARIA.
Indexação
  • INFORMAÇÃO, PARTICIPAÇÃO, BANCADA, SENADOR, DEPUTADO FEDERAL, DEPUTADO ESTADUAL, REPRESENTANTE, ASSOCIAÇÃO DE CLASSE, ESTADO DO PARA (PA), AUDIENCIA, FRANCISCO TURRA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA AGRICULTURA (MAGR), DECISÃO, PRORROGAÇÃO, PRAZO, LANÇAMENTO, PORTARIA, PROIBIÇÃO, EXPORTAÇÃO, GADO, MOTIVO, RISCOS, FEBRE AFTOSA, REGIÃO.
  • TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, PROJETO, ERRADICAÇÃO, FEBRE AFTOSA, ESTADO DO PARA (PA), APRESENTAÇÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA AGRICULTURA (MAGR).

           O SR. ADEMIR ANDRADE (Bloco/PSB-PA. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, devo comunicar que a Bancada de Senadores do Estado do Pará, juntamente com a dos Deputados Federais, de todos os Partidos, e mais uma representação de seis Deputados Estaduais do Estado do Pará, bem como representantes de várias entidades de classe do meu Estado acabaram de ter uma audiência com o Ministro da Agricultura, Sr. Francisco Turra, do PPB do Rio Grande do Sul. O Senador Luiz Otávio, que acaba de chegar, também estava presente à reunião.

O motivo dessa reunião é uma questão extremamente grave para o Brasil e para o nosso Estado, o Pará. Trata-se do fechamento das nossas fronteiras à exportação do nosso gado bovino. O Governo ameaçava lançar uma portaria proibindo a exportação para outros Estados. Infelizmente, ainda não podemos exportar para outros países do mundo a carne produzida no Pará, porque o nosso Estado ainda corre grave risco com relação à febre aftosa.

Essa audiência, com tantas pessoas e com uma representação tão expressiva do nosso Estado, e mais as conversas entabuladas com o próprio Ministro fizeram com que o Ministério recuasse em sua posição e alongasse o prazo para o lançamento dessa portaria sobre a exportação do gado do Pará, pelo menos até maio, na possibilidade de encontrarmos uma solução para o nosso problema.

O Estado do Pará possui hoje o quarto rebanho bovino do Brasil, com base em estatísticas em que não confiamos, porque a impressão que temos é a de que, se não somos o terceiro, somos o segundo Estado brasileiro em produção de gado bovino. Setenta por cento da nossa produção é transferida ou vendida para outros Estados brasileiros.

Portanto, somos, no Estado do Pará, grandes produtores, e essa decisão do Governo Federal criaria um grave problema ao nosso Estado. Por isso, as forças de todos os partidos políticos se uniram para combater essa decisão do Ministério da Agricultura.

Foi apresentado um projeto para erradicar a febre aftosa no Pará. E, nessa oportunidade, percebemos algo interessante em nosso País, Senadora Heloísa Helena e nobres Srs. Senadores: agora, apresentamos os nossos projetos em dólar. A inflação já é algo tão evidente que os projetos já são apresentados em dólar, não mais em reais. O projeto apresentado pela Federação da Agricultura do Estado do Pará, por inúmeras entidades que representam o setor da pecuária, inclusive os pequenos e médios empresários, e pelo próprio Governo do Estado está orçado em US$1,2 bilhão.

De agora em diante, tenho a impressão de que se tornará moda, no Brasil, toda espécie de orçamento ser apresentado em dólar, considerando que o real deixou de ser uma moeda de valor fixo.

O Sr. Ministro nos colocou que esse não é um problema apenas do Estado do Pará, mas de grande parte do nosso País, que precisa ser resolvido e terá que contar com a nossa ajuda, porque terá de ser alocada uma quantidade razoável de recursos para erradicar a febre aftosa não só do Estado do Pará, mas de todo o País.

O fundamental é que conseguimos impedir que a criação bovina do nosso Estado deixasse de ser exportada para outros Estados do Brasil, como estava prestes a acontecer, caso não tivesse havido uma reação das entidades de classe, dos Deputados Federais, dos Senadores e dos Deputados Estaduais do nosso Estado.

Assim, quero deixar este comunicado e pedir à Mesa que faça constar dos Anais do Senado o projeto que foi apresentado por essas entidades, hoje, ao Ministro da Agricultura, Sr. Francisco Turra.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/03/1999 - Página 5566