Discurso no Senado Federal

ESTRANHEZA COM A VISITA NÃO ANUNCIADA DO MINISTRO DA SECRETARIA DE POLITICAS REGIONAIS, SR. OVIDIO DE ANGELIS, A CIDADE DE CAMPINA GRANDE/PB, PARA VERIFICAR A SITUAÇÃO DO AÇUDE BOQUEIRÃO E O PROBLEMA DE ABASTECIMENTO DE AGUA NAQUELA REGIÃO.

Autor
Ronaldo Cunha Lima (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: Ronaldo José da Cunha Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • ESTRANHEZA COM A VISITA NÃO ANUNCIADA DO MINISTRO DA SECRETARIA DE POLITICAS REGIONAIS, SR. OVIDIO DE ANGELIS, A CIDADE DE CAMPINA GRANDE/PB, PARA VERIFICAR A SITUAÇÃO DO AÇUDE BOQUEIRÃO E O PROBLEMA DE ABASTECIMENTO DE AGUA NAQUELA REGIÃO.
Publicação
Publicação no DSF de 20/03/1999 - Página 5976
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • REGISTRO, DESCONHECIMENTO, ORADOR, VISITA, OVIDIO DE ANGELIS, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO EXTRAORDINARIO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL (SEPRE), MUNICIPIO, CAMPINA GRANDE (PB), ESTADO DA PARAIBA (PB), APURAÇÃO, SITUAÇÃO, AÇUDE, AMEAÇA, ABASTECIMENTO DE AGUA, REGIÃO.

O SR. RONALDO CUNHA LIMA (PMDB-PB. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupei esta tribuna nos últimos dias para, de forma enfática e até repetitiva, abordar um problema que vive a minha cidade, Campina Grande, e as cidades circunvizinhas, ameaçadas todas elas de uma catástrofe no abastecimento de água, em face da brutal redução do volume de água do Açude Boqueirão, com sua capacidade de 536 milhões de metros cúbicos reduzida para apenas 80 milhões.  

Ainda anteontem, desta tribuna, falei que as esperanças renasciam, porque a chuva chegara e Deus se apiedara de nós. E tantas vezes falei sobre o problema de água de Boqueirão, que aguardava e aguardo providências mesmo a despeito de a chuva ter chegado.  

Hoje pela manhã, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, tomo conhecimento, ao ligar para a Secretaria de Políticas Regionais, de que S. Exª o Ministro titular daquela Secretaria, Ovídio de Angelis, viajou hoje para o Rio Grande do Norte e, de lá, para Campina Grande, para verificar in loco a situação do Açude Boqueirão.  

Estranho, Sr. Presidente, confesso que estranho, porque tantas vezes falei desta tribuna sobre esse problema e S. Exª o Ministro, que, por coincidência, é do meu Partido, vai visitar aquela região, o Açude Boqueirão, e não se dignou comunicar a sua visita pelo menos ao Deputado Carlos Dunga, que é o único Deputado Federal da cidade; não se dignou comunicar ao Prefeito Cássio Cunha Lima, que está profundamente preocupado com o problema, e não comunicou a mim, que tenho abordado esse assunto constantemente aqui desta tribuna.  

Não sei se S. Exª o Vice-Presidente desta Casa, que preside a sessão neste instante, Senador Geraldo Melo, que é do Rio Grande do Norte, foi cientificado da ida do Ministro ao Rio Grande do Norte hoje e, de lá, a Campina Grande.  

O SR. PRESIDENTE (Geraldo Melo) - V. Exª pode ficar tranqüilo. Não fui cientificado também, Senador Ronaldo Cunha Lima.  

O SR. RONALDO CUNHA LIMA (PMDB-PB) - Pois bem, Srªs e Srs. Senadores, a impressão que se tem é de que os apelos que saem desta tribuna do Senado os Ministros não estão a ouvir. Os assuntos que estamos abordando, de importância e gravidade, como é caso do abastecimento de água da minha cidade, os Ministros não estão ouvindo. Aliás, estranho o fato de o Ministro estar hoje no Rio Grande do Norte e ir de lá a Campina Grande, sem que o Prefeito daquela cidade tenha conhecimento da sua presença ali.  

Pedi a palavra, nesta breve comunicação, para registrar esse fato e para dizer que o estranho. Espero que, pelo menos, essa visita do Sr. Ministro realmente seja técnica e que, por trás dela, não haja algum jogo de cena de alguém que queira aproveitar-se dessa situação difícil.  

Fica aqui não o meu protesto, mas sim o meu lamento e a minha estranheza, porque eu gostaria de estar ali com o Ministro, sentindo, com a sua presença, a sensação de que algo será feito em favor do Açude Boqueirão de Campina Grande e dos Municípios circunvizinhos.  

Sr. Presidente, agradeço a V. Exª por me ter facultado a palavra para esta comunicação. Fica aqui o meu registro e a minha estranheza.  

 

8 $


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/03/1999 - Página 5976