Discurso no Senado Federal

NECESSIDADE DE ENTENDIMENTO COM O GOVERNO BOLIVIANO, TENDO EM VISTA A SITUAÇÃO DE CONSTRANGIMENTO DE ESTUDANTES BRASILEIROS NA BOLIVIA.

Autor
Tião Viana (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Sebastião Afonso Viana Macedo Neves
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA EXTERNA.:
  • NECESSIDADE DE ENTENDIMENTO COM O GOVERNO BOLIVIANO, TENDO EM VISTA A SITUAÇÃO DE CONSTRANGIMENTO DE ESTUDANTES BRASILEIROS NA BOLIVIA.
Publicação
Publicação no DSF de 25/03/1999 - Página 6226
Assunto
Outros > POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • REGISTRO, PROBLEMA, RELAÇÕES HUMANAS, ESTUDANTE, BRASILEIROS, CURSO SUPERIOR, PAIS ESTRANGEIRO, BOLIVIA.
  • REGISTRO, GESTÃO, ORADOR, EMBAIXADOR, PAIS ESTRANGEIRO, BOLIVIA, MELHORIA, RELAÇÃO, ESTUDANTE, BRASIL, EXPECTATIVA, ATUAÇÃO, ITAMARATI (MRE).

O SR. TIÃO VIANA (Bloco/PT-AC. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, gostaria de informar de modo especial a este Plenário uma situação que encontrei recentemente ao visitar o Estado do Acre, em uma reunião com mães e pais de alunos brasileiros que estudam no vizinho país, a Bolívia. Trata-se de uma situação de impasse nas relações humanas, fruto da abordagem feita pelo Senador Mendes neste plenário: as queixas presentes e muito pertinentes dos pais no sentido de que os jovens brasileiros passam por situações de constrangimento, no que diz respeito ao tratamento dado pelos vizinhos, pelos queridos irmãos bolivianos. Esse assunto diz respeito à diplomacia brasileira, às relações internacionais e atinge, de modo muito especial, mais de quinhentas pessoas do Estado do Acre, jovens que fazem curso de nível superior naquele País. O Senador Mendes acrescenta a presença de três mil jovens, somando os nossos Estados e o Mato Grosso, e uma situação muito especial. Se há uma relação econômica presente dentro dessa relação humana, precisamos citar o exemplo de Cuba, onde trezentos e sessenta estudantes brasileiros que fazem medicina em Cuba repassam àquele país irmão dois milhões e alguns mil dólares anualmente. Imaginem a Bolívia, que tem mais de cinco mil estudantes brasileiros fazendo curso de nível superior no seu território por falta de uma política de educação de nível superior definida, clara e capaz de absorver essa juventude inteira que precisa de formação, a situação econômica favorável ao irmão e país vizinho, a Bolívia, que se beneficia dessa relação com os estudantes brasileiros que ali fazem curso superior.  

Tratei desse assunto com o Embaixador da Bolívia no Brasil, Embaixador Gonzalo Montenegro, que se mostrou prontamente solidário a ir a La Paz hoje, inclusive, tratar desse assunto junto ao governo boliviano, para que se crie e se estabeleça uma política de relação humana mais pertinente, mais oportuna no que diz respeito à relação humana ideal.  

Acredito que é inadiável que o Ministério das Relações Exteriores, por intermédio do Ministro Luiz Felipe Lampreia, apresente um entendimento com o governo boliviano, para que se possa estabelecer um melhor entrosamento cultural, um melhor entrosamento de interesses comuns ao Brasil e à Bolívia, para que não continue essa situação de constrangimento por deficiências culturais apresentadas nessa relação humana e também por mal trato das relações internacionais.  

É a comunicação que apresento a este Plenário e quero reafirmar que estou encaminhando um requerimento, solicitando ao Ministro Luiz Felipe Lampreia esclarecimentos a respeito dessa situação.  

 

Ü +¿


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/03/1999 - Página 6226