Pronunciamento de Eduardo Siqueira Campos em 09/04/1999
Discurso no Senado Federal
REGISTRO DAS CONVENÇÕES ESTADUAIS DO PFL EM TODO O PAIS NO PROXIMO SABADO. LANÇAMENTO DA PLATAFORMA LOGISTICA AGRO-ALIMENTAR MULTIMODAL NA CIDADE DE PALMAS, NO ESTADO DO TOCANTINS. (COMO LIDER)
- Autor
- Eduardo Siqueira Campos (PFL - Partido da Frente Liberal/TO)
- Nome completo: José Eduardo Siqueira Campos
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
POLITICA PARTIDARIA.
ESTADO DO TOCANTINS (TO), GOVERNO ESTADUAL.
COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BANCOS.:
- REGISTRO DAS CONVENÇÕES ESTADUAIS DO PFL EM TODO O PAIS NO PROXIMO SABADO. LANÇAMENTO DA PLATAFORMA LOGISTICA AGRO-ALIMENTAR MULTIMODAL NA CIDADE DE PALMAS, NO ESTADO DO TOCANTINS. (COMO LIDER)
- Publicação
- Publicação no DSF de 10/04/1999 - Página 7763
- Assunto
- Outros > POLITICA PARTIDARIA. ESTADO DO TOCANTINS (TO), GOVERNO ESTADUAL. COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BANCOS.
- Indexação
-
- REGISTRO, REALIZAÇÃO, CONVENÇÃO ESTADUAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA FRENTE LIBERAL (PFL), ESPECIFICAÇÃO, ESTADO DO TOCANTINS (TO), PRESIDENCIA, ORADOR.
- REGISTRO, LANÇAMENTO, MUNICIPIO, PALMAS (TO), ESTADO DO TOCANTINS (TO), PLANO, INTEGRAÇÃO, MERCADO, PRODUTO AGRICOLA, SETOR, AGROINDUSTRIA, REDE DE DISTRIBUIÇÃO, TRANSPORTE INTERMODAL, CONTINUAÇÃO, PLANEJAMENTO, CAPITAL DE ESTADO, COOPERAÇÃO TECNICA, PAIS ESTRANGEIRO, FRANÇA.
- REGISTRO, INDICAÇÃO, ORADOR, PARTICIPAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BANCOS, IMPORTANCIA, APURAÇÃO, IRREGULARIDADE, ATUAÇÃO, BANCO CENTRAL DO BRASIL (BACEN).
O SR. EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS
(PFL-TO. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, procurarei, dentro do tempo destinado ao meu Partido nesta sessão, em primeiro lugar, registrar a ocorrência das convenções estaduais do PFL em todo o País - e particularmente no Estado do Tocantins, onde tenho a honra de presidi-lo -, a serem realizadas no próximo sábado.
Em segundo lugar, Srª Presidente e Srªs e Srs. Senadores, quero registrar o lançamento ocorrido ontem, na cidade de Palmas, da Plataforma Logística Agro-Alimentar Multimodal. Essa plataforma se constituirá em um pólo logístico composto por um mercado agrícola, um centro de transporte terrestre, um setor de indústria de transformação, um porto fluvial, uma plataforma de frete aéreo e, ainda, um núcleo rodoviário.
Quero dizer, Srªs e Srs. Senadores, da importância do lançamento dessa plataforma. Ainda como Prefeito da cidade de Palmas, busquei condições para viabilizar a sua criação. Foi firmado um convênio de cooperação técnico-científica entre a prefeitura de Palmas - posteriormente pelo Governo do Estado de Tocantins - e o governo francês, representado por uma entidade denominada Villes Nouvelles de France , que é uma entidade que empresta o seu conhecimento e a sua experiência ao desenvolvimento de projetos de novas cidades. Essa entidade mandou várias equipes ao meu Estado, particularmente a Palmas, para, durante anos, estudar as características, as nuances e toda a estratégia necessária ao surgimento dessa plataforma. Para Palmas, uma cidade planejada, que vem experimentando um crescimento organizado e vem-se transformando, talvez, num dos projetos de cidades planejadas mais bem sucedidos neste País, é, realmente, de fundamental importância o surgimento dessa plataforma.
Portanto, quero, aqui, parabenizar todas as entidades envolvidas nesses estudos e registrar, ainda uma vez, a participação dessa importante equipe - a Villes Nouvelles de France - na cooperação entre o governo francês, o Governo do Estado do Tocantins e o próprio povo de Palmas e de todo o Estado de Tocantins, que vêem surgir uma grande Ceasa, já revestida de todas as características de modernidade, uma vez que a plataforma multimodal irá processar, comercializar e contar com a participação de indústrias de transformação nesse processo de tamanha importância, que é o abastecimento e o consumo de todo o Estado do Tocantins.
Por último, Srª Presidente, tendo sido escolhido pela Liderança do meu Partido para integrar a Comissão que vai investigar e analisar as denúncias oferecidas contra o Sistema Financeiro Nacional, quero dizer que esta é uma grande oportunidade para que o Senado Federal venha firmar posição sobre a autonomia do Banco Central e os problemas ocorridos pela intervenção do Banco Central no mercado, resultando na perda de 7,5 bilhões para este País.
Do ponto de vista da minha participação, quero focar o meu esforço e a minha preocupação exatamente neste ponto: tenho analisado os últimos pronunciamentos oficiais do Banco Central, sempre justificando que a sua participação e a sua intervenção no mercado visavam manter a estabilidade do sistema financeiro e evitar a quebra em cadeia de diversas instituições financeiras, o que abalaria a tranqüilidade do mercado e, portanto, as nossas instituições financeiras, com grandes prejuízos para a população.
Se o Banco Central intervém no mercado para evitar a quebra, não estou vendo, Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o outro lado da moeda, que seria o Banco Central ter promovido também a intervenção quando essas instituições registraram, em um só mês, lucros maiores do que todos os auferidos em um ano, em um exercício inteiro.
Portanto, não há registro, não tenho conhecimento, até o presente momento, de nenhuma intervenção do Banco Central no mercado para evitar aquilo que podemos categorizar de "lucro abusivo".
Quero crer que há todo um lado positivo nessa CPI, que poderá oferecer a esta Casa - e por isso defendi que ela deveria ser uma CPI do Senado, e não uma CPI Mista: é uma prerrogativa do Senado analisar e fiscalizar a atuação do Banco Central, do Sistema Financeiro Nacional e todas as operações de crédito externo e grandes financiamentos; tudo isso faz parte das prerrogativas desta Casa, que tem legitimidade para fazer essa investigação - a oportunidade do aperfeiçoamento de prerrogativas do Senado, para que a nossa participação seja eficaz para este País.
Muito obrigado, Srª Presidente.