Discurso no Senado Federal

CONSIDERAÇÕES SOBRE A MATERIA PUBLICADA NO JORNAL O NORTE, DA PARAIBA, SOB TITULO ' CAMPINA GRANDE, A CIDADE QUE MAIS CRESCE NO NORDESTE'.

Autor
Ronaldo Cunha Lima (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: Ronaldo José da Cunha Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • CONSIDERAÇÕES SOBRE A MATERIA PUBLICADA NO JORNAL O NORTE, DA PARAIBA, SOB TITULO ' CAMPINA GRANDE, A CIDADE QUE MAIS CRESCE NO NORDESTE'.
Aparteantes
José Alencar.
Publicação
Publicação no DSF de 09/04/1999 - Página 7639
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O NORTE, ESTADO DA PARAIBA (PB), PUBLICAÇÃO, DADOS, INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA (IBGE), DEMONSTRAÇÃO, SUPERIORIDADE, CRESCIMENTO, MUNICIPIO, CAMPINA GRANDE (PB), REFERENCIA, REGIÃO NORDESTE.
  • CONGRATULAÇÕES, CASSIO CUNHA LIMA, PREFEITO, FELIX ARAUJO, EX PREFEITO, MUNICIPIO, CAMPINA GRANDE (PB), ESTADO DA PARAIBA (PB).

O SR. RONALDO CUNHA LIMA (PMDB-PB. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, devo inicialmente dizer, especialmente aos Senadores Roberto Requião e Pedro Simon, que também tinha pretendido inscrever-me para uma breve comunicação, porque, na verdade, o que desejo fazer aqui é um registro. Em virtude de três inscrições já estarem feitas, pedi para ocupar o tempo reservado à Liderança - não mais do que cinco minutos.

E o registro, Sr. Presidente, que desejo fazer é sobre a minha cidade. O jornal O Norte, da Paraíba, publicou com destaque no domingo último matéria sob o título “Campina Grande, a cidade que mais cresce no Nordeste”. E traz dados divulgados pelo IBGE, segundo os quais a cidade, nos últimos cinco anos, e entre 1991 e1996, está em destaque no Nordeste, a começar pela taxa de urbanização, que chega a atingir 95%, número realmente confortador para nossa cidade.

A matéria registra números. E esses dados coletados até 1996, acrescidos de outros agora atualizados, revelam o crescimento da cidade, inclusive populacionalmente, superando os índices nacionais e o do próprio Estado. O crescimento populacional da cidade foi maior, repito, do que a média nacional e a da Paraíba. Informo que o aumento populacional da Paraíba foi de 39%, o do Brasil foi de 68% e o de Campina Grande foi de 76% nos últimos vinte anos.

Os dados sobre Educação são confortadores e animadores. Estão matriculados 117.867 alunos. O Município dispõe de 1.527 professores universitários, possui 513 mestres, 173 doutores, 41 cursos superiores 12.875 alunos universitários nas duas universidades de Campina Grande.

A cidade possui, hoje, na área de esgotamento sanitário cerca de 60% dos domicílios atingidos por rede de esgoto. Um dado mais confortador ainda acontece em relação à energia elétrica: 100% das residências, inclusive da zona rural, estão atendidas pela Celb, que é a companhia de eletricidade do município. Um índice - 100% - que poucas cidades do Brasil podem ostentar nessa área. E o número de consumidores tem aumentado de forma gradativa.

O jornal O Norte, um dos mais conceituados do Estado, revela que a cidade tem crescido economicamente, a despeito da crise econômica que atinge o País. A cidade ainda mantém índices crescentes em seu distrito industrial, aumentando o número de estabelecimentos que se instalaram na cidade. A área turística conta com dois eventos muito importantes: o carnaval fora de época, a Micarande, que, depois de Feira de Santana, foi a primeira cidade do Brasil a estabelecer e criar, na gestão do Prefeito Cássio Cunha Lima, há dez anos, passando a ser uma festa turística copiada por quase todas as capitais e grandes cidades do Brasil. Um outro evento é a festa de São João, o maior do mundo, também registrado nesta matéria do jornal O Norte, passando também a ser copiados por inúmeras outras cidades.

Neste ano, inclusive, a Micarande terá seu início no dia 17 do corrente. É até uma oportunidade para convidar os que nos ouvem para participar desse grande evento.

Segundo dados de 1996, dos 86.222 domicílios, 78.151, ou seja, 91% dispõem de serviços de abastecimento de água. Esses números revelam o crescimento da cidade.

Sr. Presidente, eu disse que seria breve ao fazer o registro da matéria publicada pelo jornal O Norte, que destaca o crescimento de Campina Grande como a cidade que mais cresce no Nordeste. Registro meus cumprimentos à cidade e meus cumprimentos, por extensão, ao jovem prefeito da cidade, pela segunda vez, Cássio Cunha Lima. Parabenizo Campina Grande e parabenizo o seu atual prefeito e o seu antecessor, Prefeito Félix Araújo.

No momento em que faço este registro, chega ao plenário o Senador José Alencar, que, acreditando na cidade e no seu prefeito, ali instalou - e já está funcionando - o maior complexo empresarial do Nordeste, na área têxtil, com investimentos superiores a U$250 milhões. Trata-se da Embratex, empresa que deu um novo impulso à cidade, graças à visão, à dinâmica e ao espírito empreendedor do eminente Senador José Alencar. S. Exª foi adotado como filho da cidade pelo apoio que deu, pelo estímulo que deu à região. Ele próprio faz questão de dizer que é mais um Senador da Paraíba e, mais especialmente, é mais um Senador de Campina Grande.

O Sr. José Alencar (PMDB-MG) - Permite-me V. Exª um aparte?

O SR. RONALDO CUNHA LIMA (PMDB-PPB) - Com muito prazer, Senador José Alencar.

O Sr. José Alencar (PMDB-MG) - Nobre Senador Ronaldo Cunha Lima, foi pena que eu tivesse chegado aqui um pouco atrasado, porque V. Exª fala, como pude observar, de Campina Grande. Não tive oportunidade de assistir ao início do seu pronunciamento. O que posso dizer é que aprendi a admirar o valor do povo daquela cidade do Estado da Paraíba. Sou, com muita honra, cidadão honorário de Campina Grande, e como aqui, na Casa, há outros três Senadores também de Campina Grande, costumo dizer que, além de mim, há outros três Senadores pela referida cidade. São os Senadores da Paraíba, todos de Campina Grande. É claro, sou mineiro, mas me integrei totalmente àquela região, especialmente pela generosidade, pela lhaneza de seu povo, além das potencialidades dos recursos humanos, da inteligência que possui aquela cidade. É uma cidade onde estão instaladas duas universidades, escolas de nível médio e possui uma oferta realmente extraordinária de trabalho qualificado. Lá, ficamos sensibilizados quando nos chegou uma senhora, cujo filho é um mestre, é um craque no que faz e que veio agradecer pelo fato de se lhe termos aberto uma oportunidade de trabalho. Ele tem qualificações profissionais, formado que é em escolas tão boas quanto as de Campina Grande, para trabalhar bem, com excelente performance, não só aqui no nosso País como em qualquer outro, ele quer ficar em Campina Grande. Aquele empreendimento foi levado para a cidade em questão pelas mãos do ilustre Prefeito Cássio Cunha Lima, que foi Superintendente da Sudene. Naquela época, eu era Presidente da Federação das Indústrias em Minas Gerais. Tive oportunidade de receber uma visita sua, e já possuíamos alguns investimentos no Nordeste: Natal, por exemplo; para ser exato, São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte. Ele, então, me pediu que, quando fôssemos empreender uma nova fábrica, antes conhecêssemos Campina Grande; que antes a visitássemos. Obedecemos a esse convite honroso para nós. Lá chegando, fomos recebidos de braços abertos por aquele povo tão bom. Tem havido uma preocupação muito grande com o problema da estiagem este ano. Não sei se era a esse assunto que V. Exª se estava referindo. Mas a grande verdade é que as outras características da região não só superam essas preocupações como também abrem entusiasmo para que nos unamos no sentido de resolver tal problema. E, nesse dia, não tenho dúvida, aquela região poderá representar uma oportunidade realmente excepcional para acolher os jovens que chegam e que precisam de uma oportunidade de trabalho e também aos pais de família, porque não há nada mais cruel do que o que está acontecendo no nosso País: pais de família desempregados e jovens sem perspectivas. De qualquer forma, ilustre, nobre e eminente Senador Ronaldo Cunha Lima, estou solidário e o parabenizo pelo seu pronunciamento a respeito daquela, perdoe-me, nossa região.

O SR. RONALDO DA CUNHA LIMA (PMDB-PB) - Muito obrigado, Senador José Alencar, suas palavras me sensibilizam, me comovem. Se V. Exª já tinha vinculação com Campina Grande como empresário, agora também a tem como político, porque se integra à nossa Bancada. A exemplo de V. Ex ª, eu, que nasci na querida Cidade de Guarabira, cheguei a Campina Grande com dois anos de idade e me fiz filho daquela Cidade.

Concluo, Sr. Presidente, com outros dados que destacam, repito, Campina Grande como a cidade que mais cresce no Nordeste.

A Cidade dispõe de 18 hospitais e 3.500 leitos, o que significa uma média de quase 100 leitos por habitante; e a mortalidade infantil, falando para os médicos, especialmente para o Senador Tião Viana, que tem tratado tanto desse problema, graças a Deus, tem sido reduzida brutalmente. Quando assumi o Governo do Estado, a mortalidade infantil superava 170 óbitos de crianças antes de completarem um ano de vida para cada mil nascidas vivas. Hoje, Campina Grande oferece uma estatística de 21 óbitos para cada mil crianças nascidas, índice bem abaixo da média do Nordeste. São 18 instituições bancárias com mais de 40 agências.

Sr. Presidente, esse é o registro que o jornal O Norte fez, complementados com dados que aqui trago a respeito dos números divulgados pelo IBGE sobre Campina Grande. Fica o meu registro e o registro da minha homenagem à Cidade de Campina Grande e ao seu Prefeito Cássio Cunha Lima.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/04/1999 - Página 7639