Discurso no Senado Federal

APELO AO GOVERNO FEDERAL PARA AGILIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE DESAPROPRIAÇÃO PARA REFORMA AGRARIA, DESTACANDO A REALIDADE DO ESTADO DO PARANA.

Autor
Heloísa Helena (PT - Partido dos Trabalhadores/AL)
Nome completo: Heloísa Helena Lima de Moraes Carvalho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
REFORMA AGRARIA.:
  • APELO AO GOVERNO FEDERAL PARA AGILIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE DESAPROPRIAÇÃO PARA REFORMA AGRARIA, DESTACANDO A REALIDADE DO ESTADO DO PARANA.
Publicação
Publicação no DSF de 13/04/1999 - Página 7954
Assunto
Outros > REFORMA AGRARIA.
Indexação
  • DENUNCIA, OMISSÃO, GOVERNO, PROCESSO, REFORMA AGRARIA, SOLUÇÃO, CONFLITO, SEM-TERRA.
  • SOLICITAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, ELIMINAÇÃO, VIOLENCIA, CAMPO, AGILIZAÇÃO, REFORMA AGRARIA, ESPECIFICAÇÃO, ESTADO DO PARANA (PR).

A SRª HELOISA HELENA (Bloco/PT-AL. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, como os erros gravíssimos, as distorções, os problemas, a irresponsabilidade do Governo Federal em relação à política agrícola e agrária já foram diagnosticados com clareza pelo Senador Gilvam Borges, não vou repeti-los. Vou tratar de uma solicitação que fizemos na semana passada ao Governo Federal, para garantir agilidade ao processo de desapropriação.  

Todos conhecemos a morosidade e sabemos da corrupção, e ou burocracia, que, segundo o Senador Gilvam Borges, grassa na estrutura do Governo Federal e retarda o processo de reforma agrária. Tivemos uma audiência na semana passada solicitando a agilização desse processo no Brasil em geral, e , de forma especial, no Paraná. Embora o Senador Gilvam Borges considere, certamente baseado em notícias, uma farra do boi com os sem-terra e os latifundiários, a única farra que consigo ver neste País é a farra da insensibilidade e da irresponsabilidade do Governo Federal em relação ao latifúndio improdutivo. Há um verdadeiro banquete de balas, há um verdadeiro banditismo em relação aos trabalhadores sem-terra.  

No caso específico do Paraná, um trabalhador foi assassinado, dois outros trabalhadores foram seqüestrados. Nós estamos insistentemente solicitando providências, porque um Deputado Federal e a Bancada da Assembléia Legislativa já conseguiram aprovar projetos mas o Governo Federal nada faz e o Ministro da Reforma Agrária nada faz. Ao contrário, permitem que os donos de terra, os latifundiários participem, antes do Governo Federal, da vistoria para a desapropriação.  

Então, pedimos que essas aberrações sejam corrigidas pelo Governo Federal da forma mais urgente possível, para eliminar esses gigantescos focos de violência decorrentes da insensibilidade e irresponsabilidade do Governo Federal.  

Muito obrigada, Sr. Presidente.  

 

" ¿,


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/04/1999 - Página 7954