Fala da Presidência durante a 38ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

COMEMORAÇÃO DO TRIGESIMO NONO ANIVERSARIO DE BRASILIA.

Autor
Antonio Carlos Magalhães (PFL - Partido da Frente Liberal/BA)
Nome completo: Antonio Carlos Peixoto de Magalhães
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • COMEMORAÇÃO DO TRIGESIMO NONO ANIVERSARIO DE BRASILIA.
Publicação
Publicação no DSF de 21/04/1999 - Página 8613
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO, CAPITAL FEDERAL.
  • REGISTRO, SOLENIDADE, SANÇÃO, PROJETO DE LEI, ALTERAÇÃO, DENOMINAÇÃO, AEROPORTO INTERNACIONAL, BRASILIA (DF), DISTRITO FEDERAL (DF), HOMENAGEM POSTUMA, JUSCELINO KUBITSCHEK DE OLIVEIRA, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA.

O SR. PRESIDENTE (Antonio Carlos Magalhães) - Srs. Senadores, de há muito se esgotou a Hora do Expediente. Ademais, haverá uma solenidade agora, no Palácio do Planalto, para a sanção do Projeto que dá o nome de Juscelino Kubistchek ao Aeroporto de Brasília.

Daí por que, eu talvez tenha que pedir escusas aos Senadores Mozarildo Cavalcanti, que seria o próximo orador, Artur da Távola e Gilvam Borges por não lhes conceder a palavra, como era da sua vontade, para saudar Brasília e o seu fundador.

Entretanto, acredito que expresso a vontade de todo o Senado, na medida em que olho os colegas e talvez tenha sido eu o único que participou da inauguração de Brasília. Ademais, honra-me bastante ter tido uma amizade muito profunda com o Presidente Juscelino Kubitschek e dizer que lhe fui fiel não apenas no Governo, mas até a sua morte.

Vendo aqui a sua neta, Ana Cristina Kubitschek Barbará Pereira, com o Deputado Paulo Octávio, participando desta solenidade - e tenho que participar da outra -, queria saudar, na família Kubitschek, o grande Presidente, o maior da história do País nos últimos tempos, e dizer que os Senadores de Brasília, todos eles usaram a palavra, traduzindo o sentimento não só de Brasília, como do povo brasileiro, e outros Senadores também.

Daí por que queria ressaltar as palavras do Senador Luiz Estevão, do Senador Lauro Campos e do Senador José Roberto Arruda, este um grande lutador para que o aeroporto tivesse o nome de Juscelino Kubitschek na porta de entrada de Brasília, esse extraordinário homem público que fez o Brasil grande.

Quero, neste instante, portanto, saudar a todos nós no dia de hoje pelo aniversário amanhã de Brasília e dizer dos nossos deveres com esta Capital e, sobretudo, os nossos deveres com a memória do grande Presidente Juscelino Kubitschek. (Palmas)

Agradecendo a presença do vice-Governador, do Sr. Toniquinho e de quantos convidados que aqui vieram, Ernesto Silva, e, principalmente, da neta do Presidente e de Paulo Octávio, declaro encerrada esta parte da sessão e passaremos à Ordem do Dia.

Está suspensa a sessão por 2 minutos.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/04/1999 - Página 8613