Discurso no Senado Federal

LOUVOR AO GESTO DO JOGADOR ROMARIO, QUE EM COMEMORAÇÃO AO GOL MARCADO NA DECISÃO DA TAÇA GUANABARA ONTEM, MOSTROU CAMISETA COM DIZERES EM DEFESA DA PAZ NO MUNDO.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA INTERNACIONAL.:
  • LOUVOR AO GESTO DO JOGADOR ROMARIO, QUE EM COMEMORAÇÃO AO GOL MARCADO NA DECISÃO DA TAÇA GUANABARA ONTEM, MOSTROU CAMISETA COM DIZERES EM DEFESA DA PAZ NO MUNDO.
Publicação
Publicação no DSF de 20/04/1999 - Página 8548
Assunto
Outros > POLITICA INTERNACIONAL.
Indexação
  • ELOGIO, ATLETA PROFISSIONAL, FUTEBOL, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), CAMPANHA, PAZ, MUNDO.
  • OPOSIÇÃO, VIOLENCIA, SOLUÇÃO, CONFLITO, MUNDO, EXPECTATIVA, DECLARAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, DEFESA, DIPLOMACIA, POLITICA INTERNACIONAL, GUERRA CIVIL, PAIS ESTRANGEIRO, IUGOSLAVIA.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT-SP) - Sr. Presidente, o lance de Romário ganhou o respeito de flamenguistas, de vascaínos, de santistas, como eu, de corintianos, como o Senador Romeu Tuma, enfim de pessoas de todas as torcidas e até mesmo de pessoas que não gostam de futebol.  

Naquele momento, após marcar o gol, Romário levantou a sua camisa, como aparece nas fotos publicadas na Folha de S.Paulo e em O Globo , mostrando o desejo de toda a humanidade: fim dos métodos bélicos para convencer as pessoas.  

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, nós precisamos modificar essa forma de persuadir os nossos adversários!  

Há poucos dias, fiz um discurso sobre Martin Luther King e os métodos da não-violência. A guerra, Sr. Presidente, leva a tragédias e mais tragédias. E eu gostaria de ouvir o Presidente Fernando Henrique Cardoso, inclusive por ocasião de sua visita à Alemanha, a Portugal, à Inglaterra, onde está hoje, dizer aos Chefes de Estado e a todo o povo: meus caros amigos da Europa, dos Estados Unidos e da OTAN, vamos utilizar outros métodos que não os bélicos para convencer os sérvios, na Iugoslávia, a não perseguirem o povo albanês de Kosovo."  

Sr. Presidente, venho aqui para dizer quão bonito foi o gesto de Romário e o quanto esse gesto tem a ver com o sentimento e a forma de ser dos brasileiros, que, neste século, não realizaram nenhuma guerra contra qualquer outro povo.  

Espero que o gesto de Romário seja seguido por todos os povos, em especial por aqueles que formam a OTAN, a fim de que escutem mais as recomendações de pessoas como Mahatma Gandhi, ou Martin Luther King e procurem usar de outros métodos. Por que nações tão poderosas, que têm tanto dinheiro para produzir instrumentos bélicos como jatos, porta-aviões, helicópteros e tantas armas modernas, não têm o poder de persuadir, por meios pacíficos, o Presidente da Iugoslávia e todos os envolvidos nesse conflito? Se o fizerem, terão muito maior suporte da humanidade.  

Muito obrigado.  

 

lên\a


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/04/1999 - Página 8548