Discurso no Senado Federal

REGISTRO DA CONVENÇÃO NACIONAL DO PDT, REALIZADA HOJE EM BRASILIA, QUE ELEGEU A NOVA COMISSÃO EXECUTIVA NACIONAL.

Autor
Sebastião Bala Rocha (PDT - Partido Democrático Trabalhista/AP)
Nome completo: Sebastião Ferreira da Rocha
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA.:
  • REGISTRO DA CONVENÇÃO NACIONAL DO PDT, REALIZADA HOJE EM BRASILIA, QUE ELEGEU A NOVA COMISSÃO EXECUTIVA NACIONAL.
Publicação
Publicação no DSF de 20/04/1999 - Página 8567
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • REGISTRO, CONVENÇÃO NACIONAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DEMOCRATICO TRABALHISTA (PDT), RECONDUÇÃO, LEONEL BRIZOLA, PRESIDENCIA.
  • JUSTIFICAÇÃO, CONVENÇÃO NACIONAL, OBJETIVO, RENOVAÇÃO, DIRETORIO NACIONAL, PARTIDO POLITICO.

O SR. SEBASTIÃO ROCHA (Bloco/PDT-AP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o PDT realizou em Brasília, durante todo o dia de hoje, sua Convenção Nacional, reconduzindo à Presidência Nacional do Partido o ex-Governador do Rio de Janeiro Leonel Brizola. Foi uma convenção muito concorrida, com representantes de todos os Estados. A Executiva Nacional do Partido ficou assim constituída:  

Presidente: Leonel Brizola;  

1º Vice-Presidente: Neiva Moreira, Deputado Federal pelo Maranhão;  

2ª Vice-Presidente: Emilia Fernandes, Senadora pelo Rio Grande do Sul;  

Secretário: Manoel Dias, de Santa Catarina;  

Tesoureiro: Carlos Lupi, do Rio de Janeiro;  

Consultor Jurídico: Siqueira Castro, do Rio de Janeiro;  

Além dos acima mencionados, compõem também a Executiva o Líder no Senado, este Parlamentar que fala, e o Líder na Câmara, Deputado Miro Teixeira do Rio de Janeiro.  

A Convenção teve como finalidade renovar o Diretório e a Executiva do Partido, mas assuntos sobre a conjuntura nacional também foram debatidos, como a renúncia do Presidente da República Fernando Henrique Cardoso, que, no entanto, não foi tratada em caráter deliberativo, para que os convencionais pudessem tomar conhecimento do pensamento do ex-Governador e Presidente do Partido Leonel Brizola, de sustentação à tese levantada por S. Exª.  

Essa tese ainda deverá ser aprimorada e sua discussão ficou adiada. Foi marcada uma nova convenção, daqui a 60 dias, quando esse e outros temas nacionais serão tratados. Nosso Presidente continuará sua luta em prol da renúncia. Há algumas divergências. Eu, particularmente, não estou convencido de que a renúncia do Presidente da República seja oportuna neste momento. No entanto, creio que com o agravamento da crise e o aprofundamento do caos econômico ou mesmo um fato surgido na CPI dos Bancos podem conduzir a opinião pública e a imprensa a apoiar uma tese de tal natureza.  

Essa tese é ainda embrionária, porém com alguns adeptos. Tenho muitas dúvidas quanto a sua conveniência, mesmo assim, estarei amanhã no Rio de Janeiro na marcha e irei a Ouro Preto na quarta-feira, dia 21 deste mês, como Líder do Partido e a convite do Governador Leonel Brizola. Esse evento será coordenado pelo Governador de Minas Gerais, Itamar Franco.  

Sr. Presidente, era o registro que gostaria de fazer.  

Muito obrigado.  

 

 °


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/04/1999 - Página 8567