Discurso no Senado Federal

IMPORTANCIA DA CONCLUSÃO DA FERROVIA NORTE-SUL.

Autor
Eduardo Siqueira Campos (PFL - Partido da Frente Liberal/TO)
Nome completo: José Eduardo Siqueira Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • IMPORTANCIA DA CONCLUSÃO DA FERROVIA NORTE-SUL.
Publicação
Publicação no DSF de 27/04/1999 - Página 8871
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • DEFESA, CONCLUSÃO, FERROVIA, BENEFICIO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, REGIÃO NORTE, REGIÃO NORDESTE, REGIÃO CENTRO OESTE, EXPECTATIVA, VIABILIDADE, POSTERIORIDADE, PRIVATIZAÇÃO.
  • IMPORTANCIA, INVESTIMENTO, INFRAESTRUTURA, TRANSPORTE, REDUÇÃO, CUSTO, PRODUÇÃO, BRASIL, ESPECIFICAÇÃO, AGROPECUARIA.

O SR. EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS (PFL-TO) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, retorno à tribuna desta Casa para abordar, novamente, um tema de extrema e vital importância não apenas para o Tocantins, o Norte, o Nordeste, e o Centro-Oeste do País: trata-se da Ferrovia Norte-Sul, um empreendimento essencial para o Brasil, que arrancará do subdesenvolvimento uma área de aproximadamente dois milhões de quilômetros quadrados, abrangendo, além do nosso Estado, Goiás, Mato Grosso, Pará e Bahia.  

Essa ferrovia teve sua construção deflagrada em 1988, mas foi inaugurado apenas e tão somente o trecho inicial, de 109 quilômetros, entre Imperatriz e Açailândia, no Maranhão, onde há interligação com a Estrada de Ferro Carajás. O resto ficou no papel e no sonho de milhões de brasileiros.  

Não podemos esquecer que o baixo custo do transporte ferroviário estimulará a geração de cargas e o conseqüente desenvolvimento de uma vasta porção do Brasil, diminuindo as absurdas disparidades regionais que se observam dentro de nosso País.  

Pois bem, finalmente o sonho começa a transformar-se em realidade, e a "obra do século" deverá ser concluída em 2003. É o que previu o Presidente da Valec, Luiz Raimundo de Azevedo, em Palmas, por ocasião do lançamento do projeto Plataforma Logística Agro-Alimentar Multimodal da Capital do Tocantins.  

Em verdade, a privatização da Ferrovia Norte-Sul, única forma de viabilizá-la, está prevista para julho do próximo ano, e os estudos correspondentes estão sendo levados a cabo pela Valec, em conjunto com a empresa canadense Canadian Pacific e o AMRO-Bank. 

Na realidade, Sr. Presidente, o único caminho que vislumbramos para efetivamente tirar o País da crise, afastando o fantasma do desemprego e o flagelo da estagnação econômica, é investir em produção e infra-estrutura, e é exatamente isso que a Ferrovia Norte-Sul significa, pois quando entrar em operação, os custos do transporte de cargas serão barateados em cinqüenta por cento numa extensão de mil e quinhentos quilômetros. Essa estrada de ferro poderá transportar, com facilidade, doze milhões de toneladas de cargas por ano, cifra indicativa de sua dimensão no contexto da economia regional e nacional.  

Registrando esse auspicioso fato, desta tribuna, desejamos nos congratular com o Presidente Fernando Henrique Cardoso, que está empenhado em construir e concluir a Norte-Sul, assim como com o Governador do Tocantins, Siqueira Campos, talvez o maior entusiasta da obra.  

Era o que tínhamos a dizer.  

 

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Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/04/1999 - Página 8871