Pronunciamento de Eduardo Siqueira Campos em 27/04/1999
Discurso no Senado Federal
APELO AO MINISTRO DA AERONAUTICA, WALTER WERNER BRAUER, PARA LIBERAÇÃO DE VERBA DESTINADA A OBRA DE CONSTRUÇÃO DO AEROPORTO DE PALMAS, NO ESTADO DO TOCANTINS.
- Autor
- Eduardo Siqueira Campos (PFL - Partido da Frente Liberal/TO)
- Nome completo: José Eduardo Siqueira Campos
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
POLITICA DE TRANSPORTES.:
- APELO AO MINISTRO DA AERONAUTICA, WALTER WERNER BRAUER, PARA LIBERAÇÃO DE VERBA DESTINADA A OBRA DE CONSTRUÇÃO DO AEROPORTO DE PALMAS, NO ESTADO DO TOCANTINS.
- Publicação
- Publicação no DSF de 28/04/1999 - Página 9076
- Assunto
- Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
- Indexação
-
- SOLICITAÇÃO, WALTER WERNER BRAUER, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA AERONAUTICA (MAER), URGENCIA, LIBERAÇÃO, VERBA, CONSTRUÇÃO, AEROPORTO, MUNICIPIO, PALMAS (TO), ESTADO DO TOCANTINS (TO).
O SR. EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS
(PFL-TO) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, desde 23 de outubro de 1906, quando o inventor brasileiro Alberto Santos Dumont realizou o primeiro vôo oficial da História com o 14-Bis, o panorama dos transportes, no mundo, sofreu uma completa alteração.
Em nosso tempo, o transporte aéreo é o meio mais rápido e seguro para levar passageiros e cargas aos mais remotos pontos do globo.
No Brasil, em virtude de suas dimensões continentais, o avião é utilizado largamente, e todas as Capitais dos Estados dispõem de aeroportos em condições de receber aeronaves de médio e grande porte. Todas, dissemos, com apenas uma única exceção: Palmas, a Capital do Estado do Tocantins.
Ora, Sr. Presidente, é surrealista que a mais nova unidade federada brasileira, cuja Capital é a cidade que mais cresce no País, ainda não disponha de um aeroporto operando com aeronaves e empresas de grande porte.
Devido à política implantada no Tocantins, investidores nacionais e estrangeiros têm sido atraídos para a aplicação de recursos no Estado, mas todos têm de passar pelo constrangimento de transitar por um aeroporto em condições precárias e que não pode receber aviões de grande porte.
Por isso, apoiamos integralmente justa reivindicação do Governo do Estado do Tocantins, junto ao Ministério da Aeronáutica, no sentido da liberação dos recursos iniciais para a construção do novo aeroporto de Palmas, da ordem de um milhão e seiscentos mil reais. A conclusão das obras deverá ocorrer em dois anos.
Em verdade, o tráfego aéreo no Tocantins vem crescendo, e ainda mais se intensificará com a conclusão da Usina Hidroelétrica Eduardo Magalhães, no Lajeado, assim como com a implementação de todo um complexo de projetos de desenvolvimento econômico por parte do poder público estadual.
Por isso, desta tribuna, dirigimos nosso veemente apelo ao Sr. Ministro da Aeronáutica, Walter Werner Brauer, a fim de que a verba em questão seja rapidamente liberada, e, finalmente, comecem as obras de construção do novo aeroporto de Palmas.
Era o que tínhamos a dizer.
Mp