Discurso no Senado Federal

REALIZAÇÃO, QUINTA E SEXTA-FEIRA DESTA SEMANA, DA CONVENÇÃO NACIONAL DO PARTIDO DA FRENTE LIBERAL-PFL, NO CONGRESSO NACIONAL.

Autor
José Jorge (PFL - Partido da Frente Liberal/PE)
Nome completo: José Jorge de Vasconcelos Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA.:
  • REALIZAÇÃO, QUINTA E SEXTA-FEIRA DESTA SEMANA, DA CONVENÇÃO NACIONAL DO PARTIDO DA FRENTE LIBERAL-PFL, NO CONGRESSO NACIONAL.
Aparteantes
Bernardo Cabral.
Publicação
Publicação no DSF de 05/05/1999 - Página 10042
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • INFORMAÇÃO, REALIZAÇÃO, CONVENÇÃO NACIONAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA FRENTE LIBERAL (PFL), CONGRESSO NACIONAL, RENOVAÇÃO, DIRETORIO NACIONAL, REELEIÇÃO, PRESIDENTE, APROVAÇÃO, ALTERAÇÃO, REGIMENTO, APRESENTAÇÃO, SEMINARIO.
  • CONVITE, SENADOR, PARTICIPAÇÃO, SEMINARIO, CONVENÇÃO NACIONAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA FRENTE LIBERAL (PFL).

O SR. JOSÉ JORGE (PFL-PE. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores, venho à tribuna para anunciar a realização - convido todos os colegas Senadores - da Convenção Nacional do nosso Partido, o PFL, que se realizará no Congresso Nacional, quinta e sexta-feira desta semana.  

Essa convenção é realizada periodicamente - no caso do PFL, de três em três anos - quando se renova o seu diretório nacional e sua executiva nacional. Nós, do PFL, acreditamos que a questão partidária no Brasil é muito importante, porque não se constrói uma democracia forte, estável se não tivermos partidos fortes e estáveis. Por isso, procuramos, durante todo esse período de existência do PFL, fazer com que ele cresça, com que se fortifique e atinja todos os Estados do País. O PFL é um dos maiores partidos do Brasil, se não for o maior. Ele tem 3 milhões 288 mil filiados, 14 mil e 300 vereadores, 1.276 prefeitos, 217 deputados estaduais, 109 deputados federais, 21 senadores, 6 governadores, 7 vice-governadores e 7 prefeitos de capitais. Trata-se, portanto, de um partido grande, que procura modernizar-se, preparando seus filiados, seus parlamentares, governadores, prefeitos, para não só cumprirem o seu programa como também servir ao País e ao Brasil.  

Então, na convenção de quinta e sexta-feira, vamos reeleger nosso Presidente, uma boa parcela da executiva - pela terceira vez, o Senador Jorge Bornhausen vai ser eleito Presidente do PFL, pelo trabalho que realiza, que fez com que o Partido alcançasse esse tamanho e esse destaque no País.  

Pretendemos ainda aprovar algumas modificações em nosso Regimento, para permitir que novas pessoas possam ser integradas à nossa executiva: o movimento sindical estará representado; o PFL vai ter um movimento sindical próprio, cujo presidente será o Deputado Luiz Antonio de Medeiros, ex-presidente da Força Sindical. Deveremos ter também um movimento feminino integrado à nossa executiva, cuja presidenta estará sempre fazendo parte da executiva: será a nossa colega Senadora por Sergipe, Maria do Carmo Alves. Também o movimento jovem estará presente na executiva, e o presidente será o Deputado Eduardo Paes, do PFL do Rio de Janeiro. E, por último, há o Instituto Tancredo Neves, presidido pelo Deputado Vilmar Rocha, que também será membro da executiva. Ó Regimento será modificado para que, em todos os diretórios regionais e municipais tenhamos movimento sindical, feminino, jovem e seções do Instituto Tancredo Neves. Essa é uma alteração que considero muito importante, porque o partido começa a atingir algumas áreas que antes não atingia.  

Por outro lado, o PFL vai aproveitar a oportunidade para realizar dois seminários. Na quinta-feira, às 14h30, no Espaço Cultural da Câmara, teremos um seminário intitulado "Cenários da Economia para o Ano 2.000". Convidamos um grupo de economistas, de renome nacional, para discutir com os membros do nosso partido - deputados estaduais, federais, senadores e militantes presentes na Convenção. Os palestrantes serão o ex-Prefeito César Maia, do Rio de Janeiro; o Dr. Paulo Guedes, Diretor-Geral do Ibmec; o Dr. Daniel Dantas, Diretor do Grupo Opportunity e o Dr. Paulo Rabelo de Castro, vice-presidente do Instituto Atlântico. Teremos uma discussão durante a tarde de quinta-feira, como preparação para a convenção, entre esses quatro economistas e os parlamentares do nosso partido. Às 17h30, teremos um outro seminário "Globalização Partidária".  

Vemos que, a cada dia, estão sendo criadas famílias partidárias, motivadas pelo parlamento europeu, onde estão representados todos os países europeus, com partidos diferentes em cada país. Então, tendo em vista a grande configuração partidária nesse parlamento, fez-se necessário que se criassem famílias partidárias na Europa, que se vão integrando em nível internacional. E, naturalmente, o PFL tem procurado participar desse movimento. A esse respeito, repito, haverá um seminário sobre a questão da globalização partidária, a globalização econômica e principalmente a globalização tecnológica, pois os partidos não estão mais isolados: discutem, conversam, exatamente para fazer um pouco do que se chama de diplomacia parlamentar.  

Os palestrantes serão o Vice-Presidente, Marco Maciel e o Deputado Pablo Izquierdo, do Partido Popular Espanhol. Como convidados estrangeiros ainda teremos o Dr. José Rodríguez Iturbe, Secretário-Geral da ODCA; Dom Hélder Castillo, Secretário-Geral Adjunto; o Embaixador da Argentina, Jorge Hugo Herrera Vegas; um representante do Partido Justicialista da Argentina, e o Senador Domingos Laino, do Partido Radical Autêntico do Paraguai.  

Portanto, esses dirigentes partidários internacionais, além de outros que ainda não confirmaram a presença, estarão nesse seminário sobre globalização partidária, que realizaremos durante a quinta-feira.  

Na sexta-feira, às 9h, teremos a instalação da Convenção, no Auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados. E, às 12h, teremos a sessão solene de encerramento da Convenção Nacional do PFL, com a presença de autoridades, de presidentes de outros partidos e dos principais líderes nacionais do PFL, como o Senador Antonio Carlos Magalhães, Presidente do Congresso Nacional, como o Vice-Presidente Marco Maciel e como o Presidente do nosso Partido, Senador Jorge Bornhausen.  

Nesta comunicação, além de convidar todos os Senadores do PFL, estendo o convite aos demais Senadores que queiram participar não só da nossa convenção, mas principalmente dos seminários.  

O Sr. Bernardo Cabral (PFL-AM) - Permite-me V. Exª um aparte?  

O SR. JOSÉ JORGE (PFL-PE) - Concedo um aparte ao Senador Bernardo Cabral.  

O Sr. Bernardo Cabral (PFL-AM) - Senador José Jorge, claro que é da essência dos partidos políticos a conquista do poder. Sem isso não haveria nenhuma necessidade da instituição partidária. Acabo de ouvir V. Exª. fazer o relato dos conferencistas que estarão a postos na convenção do nosso partido. Apenas quero preencher uma lacuna. V. Exª. deixa de registrar - e quero corrigi-lo - um dos pontos mais importantes.  

O SR. JOSÉ JORGE (PFL-PE) - Pois não.  

O Sr. Bernardo Cabral (PFL-AM) - V. Exª, como Vice-Presidente do Partido, no exercício da Presidência, deixa muito a propósito a omissão do seu trabalho. Tenho acompanhado V. Exª. Em nenhum instante, na substituição ao Presidente Jorge Bornhausen, V. Exª tropeçou na razão ou confundiu a verdade.  

O SR. JOSÉ JORGE (PFL-PE) - Obrigado.  

O Sr. Bernardo Cabral (PFL-AM) - V. Exª comportou-se como quem exercita a lealdade em todos os pontos. E é essa lacuna, não seria outra, nem eu teria condições de preenchê-la, a não ser quando V. Exª fala a seu respeito. Quero cumprimentá-lo e, mais uma vez, trazer à realidade o quanto é bom esse convívio com todos os Senadores. Quando V. Exª faz o convite indistintamente, dá seqüência a uma das melhores coisas que existe na vida partidária, que é a convivência, o compartilhamento entre todos aqueles que querem uma sociedade melhor. De modo que, com o meu testemunho, se me for possível, pedir que lhe inclua no seu discurso, que este aparte corrija a lacuna que propositadamente V. Exª colocou para não realçar sua atuação. Meus cumprimentos, Senador José Jorge.  

O SR. JOSÉ JORGE (PFL-PE) - Muito obrigado. Agradeço ao Senador Bernardo Cabral. Gostaria de dizer que, na verdade, o PFL realiza essa Convenção, para a qual convidamos todos os Parlamentares, independente do seu partido. Não interessa ao nosso Partido só ele ser grande, só ele ser forte. Acreditamos que, para que a democracia prossiga e se aperfeiçoe, é necessário que todos os partidos sejam grandes e fortes, e cada partido saiba muito bem o que quer, o que deseja, para que o debate parlamentar, o debate político possa cada dia mais melhorar o seu nível.  

De forma que estamos realizando essa Convenção, com muita alegria, para renovar a nossa Executiva, para fazer essas modificações, ao lado dos demais Partidos, mesmo os que são adversários ou que não comungam das nossas idéias, pois todos são importantes para a democracia no Brasil. Espero que todos estejam presentes.  

Muito obrigado, Sr. Presidente.  

 

¿ !


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/05/1999 - Página 10042