Discurso no Senado Federal

IMPORTANCIA DA VISITA DO PRESIDENTE DA VENEZUELA, HUGO CHAVEZ, AO BRASIL, NA SEMANA PASSADA, QUE DEMONSTROU O INTERESSE DAQUELE PAIS EM INTEGRAR-SE AO MERCOSUL. (COMO LIDER)

Autor
Mozarildo Cavalcanti (PFL - Partido da Frente Liberal/RR)
Nome completo: Francisco Mozarildo de Melo Cavalcanti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA EXTERNA.:
  • IMPORTANCIA DA VISITA DO PRESIDENTE DA VENEZUELA, HUGO CHAVEZ, AO BRASIL, NA SEMANA PASSADA, QUE DEMONSTROU O INTERESSE DAQUELE PAIS EM INTEGRAR-SE AO MERCOSUL. (COMO LIDER)
Publicação
Publicação no DSF de 11/05/1999 - Página 11089
Assunto
Outros > POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • REGISTRO, VISITA OFICIAL, HUGO CHAVEZ, PRESIDENTE DE REPUBLICA ESTRANGEIRA, PAIS ESTRANGEIRO, VENEZUELA, BRASILIA (DF), DISTRITO FEDERAL (DF), MUNICIPIO, SÃO PAULO (SP), ESTADO DE SÃO PAULO (SP).
  • SOLICITAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, ATENDIMENTO, INTERESSE, PAIS ESTRANGEIRO, VENEZUELA, INTEGRAÇÃO, MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL).
  • SOLICITAÇÃO, REGISTRO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, ASSUNTO, VISITA OFICIAL, HUGO CHAVEZ, PRESIDENTE DE REPUBLICA ESTRANGEIRA, PAIS ESTRANGEIRO, VENEZUELA.

O SR. MOZARILDO CAVALCANTI (PFL-RR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, registro a visita do Presidente da Venezuela, Hugo Chavez, na semana passada, a Brasília e a São Paulo.

Tive a honra de estar presente à recepção que o Presidente do Senado fez àquele Chefe de Estado, quando vimos uma demonstração firme do Presidente venezuelano de se integrar ao Brasil, num esforço de integração comercial, bilateral, ou mais intensamente de se integrar ao Mercosul, o que venho defendendo no Senado.

O Presidente venezuelano deixou bem claro, em Brasília, em São Paulo e em todas as entrevistas concedidas, o seu interesse efetivo de caminhar junto com o Brasil. É a primeira vez que um Presidente venezuelano demonstra esse interesse de maneira tão incisiva. Ao longo do tempo, Venezuela e Brasil tiveram poucos contatos. Como o sul da Venezuela, subdesenvolvido, faz fronteira com o norte do Brasil, também subdesenvolvido, esses dois países encontravam-se a uma distância incompreensível, uma vez que geograficamente estavam unidos.

Como Senador pelo Estado de Roraima, encravado na Venezuela, apelo ao Senado, à Comissão de Relações Exteriores, à Comissão Parlamentar do Mercosul, para que aproveitemos esse momento para, de alguma forma, sensibilizar ainda mais o Governo brasileiro para juntar-se a esse esforço com a Venezuela, visando integrar também os outros países da fronteira norte do Brasil ao Mercosul.

Solicito, Sr. Presidente, que façam parte desta minha comunicação notícias veiculadas por diversos jornais dos centros mais desenvolvidos deste País no tocante à visita do Presidente venezuelano, ressaltando, portanto, a sua importância para o Brasil, especialmente para o meu Estado de Roraima.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/05/1999 - Página 11089