Discurso no Senado Federal

DEFESA DA CONVOCAÇÃO DO MINISTRO PEDRO MALAN PARA PRESTAR ESCLARECIMENTOS A CPI DO SISTEMA FINANCEIRO SOBRE A OPERAÇÃO DE SOCORRO AOS BANCOS MARKA E FONTECINDAM. REVELANCIA DO DEPOIMENTO DO DEPUTADO ALOIZIO MERCADANTE A CPI. NECESSIDADE DA PRESERVAÇÃO DOS DIREITOS DOS FUNCIONARIOS DA REDE MANCHETE DE TELEVISÃO, TENDO EM VISTA A IMINENCIA DE SUA VENDA.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BANCOS. TELECOMUNICAÇÃO.:
  • DEFESA DA CONVOCAÇÃO DO MINISTRO PEDRO MALAN PARA PRESTAR ESCLARECIMENTOS A CPI DO SISTEMA FINANCEIRO SOBRE A OPERAÇÃO DE SOCORRO AOS BANCOS MARKA E FONTECINDAM. REVELANCIA DO DEPOIMENTO DO DEPUTADO ALOIZIO MERCADANTE A CPI. NECESSIDADE DA PRESERVAÇÃO DOS DIREITOS DOS FUNCIONARIOS DA REDE MANCHETE DE TELEVISÃO, TENDO EM VISTA A IMINENCIA DE SUA VENDA.
Aparteantes
Eduardo Siqueira Campos, Heloísa Helena, José Roberto Arruda.
Publicação
Publicação no DSF de 11/05/1999 - Página 11076
Assunto
Outros > COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BANCOS. TELECOMUNICAÇÃO.
Indexação
  • APRESENTAÇÃO, LEITURA, REQUERIMENTO, CONVOCAÇÃO, PEDRO MALAN, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA FAZENDA (MF), IMPORTANCIA, PARTICIPAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL, ESCLARECIMENTOS, AUXILIO FINANCEIRO, BANCOS, SITUAÇÃO, FALENCIA.
  • SOLICITAÇÃO, PEDRO MALAN, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA FAZENDA (MF), ESCLARECIMENTOS, AUSENCIA, CONHECIMENTO, EVENTUALIDADE, TRANSAÇÃO, AUXILIO FINANCEIRO, BANCOS.
  • COMENTARIO, IMPORTANCIA, PARTICIPAÇÃO, ALOIZIO MERCADANTE, DEPUTADO FEDERAL, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BANCOS.
  • COMENTARIO, IMPORTANCIA, PRESERVAÇÃO, DIREITOS E GARANTIAS TRABALHISTAS, FUNCIONARIO EFETIVO, EMISSORA, TELEVISÃO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), MOTIVO, VENDA.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT-SP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, estarei apresentando requerimento de convocação do Ministro da Fazenda Pedro Malan, juntamente com os Senadores Roberto Saturnino e Emilia Fernandes e, acredito, com a concordância de todos os membros da CPI do Sistema Financeiro, nos seguintes termos:  

Requeiro, nos termos regimentais, seja convocado o Senhor Pedro Malan, Ministro da Fazenda, para prestar esclarecimentos a esta Comissão Parlamentar de Inquérito acerca das operações de socorro aos Bancos Marka e FonteCindam; dos indícios de vazamento de informações por ocasião da mudança cambial ocorrida em janeiro; da retirada de milhões de dólares do país por meio de mecanismos como o FIEX; da continuada fragilidade do sistema financeiro nacional, apesar da injeção de milhões de reais através do Proer; das denúncias de sonegação fiscal por parte de grandes bancos; das operações de empréstimos irregulares favorecendo empresas como a Construtora Encol; das mudanças ocorridas em diversos postos funcionais da área econômica. O Ministro da Fazenda deverá ainda contribuir com proposições que visem melhorar e tornar mais transparente o funcionamento do sistema financeiro nacional, objetivos que se tornaram mais urgentes depois de tudo o que veio à tona nos meses recentes.  

Em janeiro, quando ocorreu a disparada no valor do dólar, o Banco Central vendeu dólares na BM&F abaixo das cotações que o mercado estava pagando pela moeda norte-americana, por intermédio do BB Investimento. Essas transações acarretaram um grande prejuízo aos cofres públicos. As explicações até agora apresentadas não esclarecem as bases legaA û


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/05/1999 - Página 11076