Discurso no Senado Federal

COMENTARIOS AO PRONUNCIAMENTO DO SENADOR ROBERTO FREIRE, QUE ANALISOU A ENTREVISTA DE S.EXA. AO JORNAL DO BRASIL, REFERENTE A REFORMA POLITICO-PARTIDARIA.

Autor
Jorge Bornhausen (PFL - Partido da Frente Liberal/SC)
Nome completo: Jorge Konder Bornhausen
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
REFORMA POLITICA.:
  • COMENTARIOS AO PRONUNCIAMENTO DO SENADOR ROBERTO FREIRE, QUE ANALISOU A ENTREVISTA DE S.EXA. AO JORNAL DO BRASIL, REFERENTE A REFORMA POLITICO-PARTIDARIA.
Publicação
Publicação no DSF de 12/05/1999 - Página 11236
Assunto
Outros > REFORMA POLITICA.
Indexação
  • COMENTARIO, CRITICA, ROBERTO FREIRE, SENADOR, POSIÇÃO, ORADOR, RELAÇÃO, REFORMA POLITICA, POLITICA PARTIDARIA, ESPECIFICAÇÃO, FIDELIDADE PARTIDARIA, REFORÇO, PARTIDO POLITICO.
  • AGRADECIMENTO, HUGO NAPOLEÃO (PI), SENADOR, LIDER, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA FRENTE LIBERAL (PFL), APOIO, ORADOR.

O SR. JORGE BORNHAUSEN (PFL-SC. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, pedi a palavra pela ordem em razão de o Senador Roberto Freire - sempre elegante na sua oratória, mestre na palavra - ter hoje, neste plenário, em função de entrevista que concedi ao Jornal do Brasil , se exasperado com aquilo que penso, reafirmo e confirmo. Lamento que um velho amigo e companheiro tenha se perdido no encaminhamento de uma posição em que é contrário e tenha procurado, na agressão, mostrar sua posição pessoal. Sei que foi fruto de um momento e, por isso mesmo, vou ressalvar esse seu ato e a sua ação.  

Mas quero dizer aqui que a reforma política é necessária, que a fidelidade partidária é necessária, que o fortalecimento dos partidos é necessário, que o fim dos caroneiros é necessário e que partido se constrói com o voto conquistado nas urnas.  

E, finalmente, quanto a lições de democracia, prefiro encontrá-las em outros lugares. Não posso creditar, como melhor professor em democracia, o Senador Roberto Freire.  

E agradeço ao eminente Líder Hugo Napoleão pela forma correta, sempre leal e companheira como colocou a minha posição e a do seu Partido, o Partido da Frente Liberal.  

Muito obrigado.  

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/05/1999 - Página 11236