Discurso no Senado Federal

JUSTIFICATIVA PARA REAPRESENTAÇÃO DE REQUERIMENTO PARA CONSTITUIÇÃO DE COMISSÃO PARLAMENTAR MISTA DE INQUERITO PARA APURAR A AÇÃO DOS INSTITUTOS DE PESQUISA NAS ELEIÇÕES DE 1998.

Autor
Ademir Andrade (PSB - Partido Socialista Brasileiro/PA)
Nome completo: Ademir Galvão Andrade
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), INSTITUIÇÃO DE PESQUISA.:
  • JUSTIFICATIVA PARA REAPRESENTAÇÃO DE REQUERIMENTO PARA CONSTITUIÇÃO DE COMISSÃO PARLAMENTAR MISTA DE INQUERITO PARA APURAR A AÇÃO DOS INSTITUTOS DE PESQUISA NAS ELEIÇÕES DE 1998.
Publicação
Publicação no DSF de 15/05/1999 - Página 11819
Assunto
Outros > COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), INSTITUIÇÃO DE PESQUISA.
Indexação
  • APRESENTAÇÃO, REQUERIMENTO, FORMAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR MISTA DE INQUERITO, INVESTIGAÇÃO, ATIVIDADE, INSTITUIÇÃO DE PESQUISA, ELEIÇÕES, MOTIVO, DIVERGENCIA, RESULTADO, PESQUISA, SUSPEIÇÃO, MANIPULAÇÃO.
  • COMENTARIO, REQUERIMENTO, SOLICITAÇÃO, APRESENTAÇÃO, DOCUMENTAÇÃO, INSTITUIÇÃO DE PESQUISA, ANTERIORIDADE, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI).

O SR. ADEMIR ANDRADE (Bloco/PSB-PA. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores, volto a esta tribuna para reapresentar o documento de constituição da comissão mista parlamentar de inquérito para apurar a ação dos institutos de pesquisa no Brasil durante a campanha de 1998.  

Logo após as eleições, foi demonstrada claramente a divergência entre os resultados apresentados pelas pesquisas e os resultados oficiais das eleições. Imediatamente, muitos Parlamentares desta Casa entenderam a necessidade de se investigar a ação desses institutos de pesquisa, para apurar as irregularidades cometidas por eles e mudar as regras de divulgação de pesquisas em nosso País.  

A CPI chegou a ser constituída, chegou a ser instalada, mas, infelizmente, devido ao pouco tempo que tinha para trabalhar e ao nosso Regimento, que exigia seu encerramento na mudança da legislatura - norma de que estamos tratando em modificações ao Regimento Interno apresentadas a esta Casa -, ela foi encerrada. Mas voltamos a apresentá-la. É evidente que deu muito trabalho, porque tivemos de recolher 30 assinaturas dos Srs. Senadores e mais 180 assinaturas dos Srs. Deputados Federais, mas ela foi novamente apresentada. No requerimento, solicito, também, que a documentação apresentada pelos institutos de pesquisa na CPI anterior seja anexada à nova CPI, para adiantar o processo de trabalho.  

Tenho certeza, Sr. Presidente, de que essa CPI tem grande importância para o Brasil. Da mesma forma que o sistema judiciário brasileiro está sendo investigado por uma comissão parlamentar do Senado, que está encontrando muita corrupção e muito desvio de dinheiro público, da mesma forma que a CPI do Sistema Financeiro está descobrindo erros gravíssimos do Banco Central, que levaram a prejuízos imensos para o País, creio que a ação dos institutos de pesquisa no Brasil foi extremamente nefasta diante da vontade do povo brasileiro.  

Muitos governadores de Estado e até mesmos presidentes da República foram eleitos em conseqüência do desvirtuamento, da falta de verdade, do comprometimento dos institutos de pesquisa com os governos que exerciam poder na época, já que os institutos de pesquisa têm como seus maiores clientes os próprios Governos Federal e estaduais.  

Está mais do que claro que houve manipulação dos resultados e condução da vontade do eleitor na maioria dos Estados. Eu diria que em 80% a 90% dos Estados brasileiros houve condução da vontade do eleitor pelos institutos de pesquisa, que desvirtuaram os resultados eleitorais e contrariaram a vontade do povo. Em São Paulo, por exemplo, não tenho dúvida de que se não fosse a manipulação feita pelos institutos de pesquisa, hoje seria governadora a ex-Deputada Federal Marta Suplicy. Ela teria ganho tranqüilamente se não fosse a manipulação dos institutos de pesquisa.  

Esse foi o grande choque que sofreu a população brasileira, mas, em alguns lugares, houve verdadeiras aberrações, como nos Estados do Amazonas e do Pará, e como nos pequenos Estados do Norte do Brasil, que apresentaram diferenças que chegaram a 25% entre o resultado da pesquisa feita pelo instituto às vésperas das eleições e o resultado oficial das eleições. Houve também os casos dos Senadores e do Governador do Estado do Amazonas, e os casos do Rio Grande do Norte, Goiás, Mato Grosso, Rio Grande do Sul. A maioria dos Estados brasileiros apresentou diferença muito grande entre o resultado oficial e o divulgado pelos institutos de pesquisa.  

Portanto, esses institutos precisam ser investigados, policiados, precisamos estabelecer novas regras de divulgação das pesquisas em nosso País, pois já estamos próximos a uma eleição municipal. Em mais de cinco mil municípios haverá eleições para prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, e não podemos permitir o trabalho desonesto dos institutos de pesquisa. É preciso dar um basta a essa impunidade, a essa verdadeira consagração da impunidade. O que esses institutos fizeram foi abuso de poder, pois eles acreditam na impunidade.  

Por isso, estamos voltando à Casa com o requerimento de pedido de CPI, assinado por 30 Senadores e mais de 180 Deputados Federais. Espero que essa CPI seja instalada, que ela funcione, apure as irregularidades cometidas pelos institutos de pesquisa, puna os responsáveis e estabeleça novas regras de funcionamento para os institutos.  

Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.  

 

ÿ ¤


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/05/1999 - Página 11819