Discurso no Senado Federal

REALIZAÇÃO, NA PROXIMA SEGUNDA-FEIRA, NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, DO XI FORUM NACIONAL, COORDENADO PELO EX-MINISTRO JOÃO PAULO DOS REIS VELLOSO.

Autor
Francelino Pereira (PFL - Partido da Frente Liberal/MG)
Nome completo: Francelino Pereira dos Santos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ECONOMIA NACIONAL.:
  • REALIZAÇÃO, NA PROXIMA SEGUNDA-FEIRA, NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, DO XI FORUM NACIONAL, COORDENADO PELO EX-MINISTRO JOÃO PAULO DOS REIS VELLOSO.
Publicação
Publicação no DSF de 13/05/1999 - Página 11408
Assunto
Outros > ECONOMIA NACIONAL.
Indexação
  • ANUNCIO, REALIZAÇÃO, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), DEBATE, AMBITO NACIONAL, COORDENAÇÃO, JOÃO PAULO DOS REIS VELLOSO, EX MINISTRO DE ESTADO, ASSUNTO, CRISE, ECONOMIA, MUNDO, EXPECTATIVA, CRESCIMENTO, OBJETIVO, APRESENTAÇÃO, SUGESTÃO, GOVERNO, SOCIEDADE, COMPROMISSO, REFORMULAÇÃO, PAIS, DESENVOLVIMENTO SOCIAL.

O SR. FRANCELINO PEREIRA (PFL-MG) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, de segunda a quinta-feira da próxima semana, estará transcorrendo, no Rio de Janeiro, o XI Fórum Nacional, coordenado pelo ex-Ministro João Paulo dos Reis Velloso. O evento agrega uma plêiade seleta de apresentadores e debatedores, homens de governo, políticos e economistas, nacionais e estrangeiros, voltados sobre o tema "A crise mundial e a nova agenda de crescimento".  

Há mais de uma década, o Fórum Nacional, promovido pelo Instituto Nacional de Altos Estudos - INAE, vem sendo um ponto de referência nos debates engendrados pelo processo de modernização do País. Este ano, inicia-se sua segunda década de atividades, com dois propósitos em pauta: o de se fazer do Fórum uma "fábrica" de idéias para o governo e para a sociedade, e, outro, o de se ter um compromisso com as reformas e ser um "instrumento" de mudança social por mais dez anos.  

Além deste primeiro e principal encontro deste ano, marcado para a semana entrante, já está agendado para o segundo semestre, um seminário especial sobre cidadania e segurança pública. No próximo ano, o encontro principal deverá ser dedicado aos 500 anos oficiais da chegada dos europeus no Brasil.  

Os trabalhos da próxima semana estão divididos em uma sessão de abertura, na segunda-feira, e seis painéis, distribuídos de dois em dois nos três dias seguintes.  

Na sessão de abertura, amplos temas serão tratados, entre outros, os grandes desafios do Brasil no limiar do século XXI, a inflação e os novos "fundamentos" da economia, a reforma política e o sistema partidário, câmbio, política monetária e Banco Central.  

O painel I cuidará da crise brasileira, inserida no contexto da crise internacional, vista primeiro sob a ótica do governo e, depois, sob a do debate geral.  

O Painel II tratará da crise do capitalismo mundial propriamente dita e da preocupação mais que premente nos dias atuais de se criar um sistema financeiro mais estável.  

O Painel III vai tratar de política industrial e comércio exterior, voltando-se para o problema da estagnação na nossa pauta de exportação, que, sintomaticamente, difere muito pouco hoje daquela existente há quinze anos, em 1984.  

O painel IV discutirá o modelo de desenvolvimento da infra-estrutura econômica – transportes, comunicações e energia elétrica – na esteira da privatização dessa infra-estrutura.  

O Painel V discute os problemas da previdência social, notadamente o novo modelo de capitalização centrado em fundos de pensão e o exemplo de outros países da América Latina mais avançados nessa experiência.  

Finalmente, o Painel VI inova com a introdução na temática do Fórum Nacional da questão da cultura e do cinema, assuntos esses cada vez mais percebidos como fundamentais ao desenvolvimento nacional.  

Pela inegável relevância dos assuntos escolhidos, percebe-se claramente que as atividades do Fórum Nacional, organizado pelo Instituto Nacional de Altos Estudos – INAE, são merecedoras do nosso apoio e atenção, pois o que se debate ali, por pessoas que têm um sabido poder de influir no rumo dos acontecimentos, é nada mais nada menos do que o futuro do nosso País.  

Muito obrigado.  

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/05/1999 - Página 11408