Discurso no Senado Federal

SATISFAÇÃO DO POVO CATARINENSE COM A VITORIA DO TENISTA GUSTAVO KUERTEN, NO ABERTO DA ITALIA, EM ROMA.

Autor
Geraldo Althoff (PFL - Partido da Frente Liberal/SC)
Nome completo: Geraldo César Althoff
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • SATISFAÇÃO DO POVO CATARINENSE COM A VITORIA DO TENISTA GUSTAVO KUERTEN, NO ABERTO DA ITALIA, EM ROMA.
Publicação
Publicação no DSF de 18/05/1999 - Página 11877
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, GUSTAVO KUERTEN, ATLETA PROFISSIONAL, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), RECEBIMENTO, PREMIO, AMBITO INTERNACIONAL, TENIS.

O SR. GERALDO ALTHOFF (PFL-SC. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, sem dúvida alguma, um dos aspectos significativos do ser humano é a sua auto-estima, assim como é importante também a auto-estima de um povo.  

Há vários fatores que fazem com que a auto-estima de um povo ou de uma comunidade seja acariciada. Acredito eu - e V. Exªs haverão de entender esta minha posição - que o esporte é, sem dúvida alguma, neste País, um dos mecanismos ou uma das maneiras determinantes de elevação do estado de espírito do povo brasileiro.  

Faço este preâmbulo exatamente porque, neste fim de semana, a auto-estima do povo brasileiro pôde ser valorizada e acariciada, por meio de uma ação esportiva. O mais interessante, sob o meu prisma, é que esta situação tenha sido levada, criada e oportunizada por um conterrâneo meu, um catarinense.  

Refiro-me a mais uma vitória de Gustavo Kuerten, que, em Roma, conseguiu fazer com que a auto-estima do povo brasileiro, novamente, fosse valorizada. Nós, catarinenses, orgulhamo-nos de ter Gustavo Kuerten como conterrâneo. E, hoje, o jornal Correio Braziliense trouxe como manchete: "Rei de Roma", referindo-se a Gustavo Kuerten, o "Guga". Já tivemos também um outro "Rei de Roma" na pessoa do jogador Paulo Roberto Falcão. E, sem dúvida nenhuma, isso faz com que Santa Catarina possa, por meio dessa ação esportiva, fazer com que a auto-estima do povo brasileiro seja valorizada e acariciada.  

Sr. Presidente, digo da satisfação que Gustavo Kuerten, por intermédio de seu trabalho permanente e profícuo no tênis mundial, nos proporciona. Espero que eleve cada vez mais alto o nome de nosso País. É muito importante para nós, catarinenses, que esse "manezinho" lá da ilha hoje possa estar em todas as manchetes, com certeza de todos os países do mundo.  

Muito obrigado.  

 

$


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/05/1999 - Página 11877