Discurso no Senado Federal

VOTO DE APLAUSO A FUNDAÇÃO ALTINO VENTURA, QUE EM DOZE ANOS DE EXISTENCIA, ATINGE A MARCA MEMORAVEL DE MAIS DE UM MILHÃO DE ATENDIMENTOS OFTALMOLOGICOS GRATUITOS NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

Autor
Carlos Wilson (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PE)
Nome completo: Carlos Wilson Rocha de Queiroz Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • VOTO DE APLAUSO A FUNDAÇÃO ALTINO VENTURA, QUE EM DOZE ANOS DE EXISTENCIA, ATINGE A MARCA MEMORAVEL DE MAIS DE UM MILHÃO DE ATENDIMENTOS OFTALMOLOGICOS GRATUITOS NO ESTADO DE PERNAMBUCO.
Publicação
Publicação no DSF de 18/05/1999 - Página 11878
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, FUNDAÇÃO, OFTALMOLOGIA, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), ALTINO VENTURA, MEDICO, SUPERIORIDADE, ATENDIMENTO, POPULAÇÃO CARENTE.

O SR. CARLOS WILSON (PSDB-PE. Para uma comunicação inadiável.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é com muita satisfação que registro, hoje, voto de aplauso à Fundação Altino Ventura, em Pernambuco, que, em 12 anos de existência, atinge a marca memorável de mais de um milhão de atendimentos oftalmológicos gratuitamente prestados à população carente do Estado. Na Fundação são realizados desde serviços ambulatoriais às mais complexas cirurgias.  

O trabalho de Dr. Altino Ventura é reconhecido e aplaudido por todos os pernambucanos. Justas homenagens lhe foram prestadas, a exemplo da outorga do título de Cidadão Honorário de Pernambuco, pela Assembléia Legislativa do Estado, em 1991, bem como a entrega da Medalha do Mérito José Mariano, a maior comenda da Câmara Municipal do Recife.  

O Dr. Altino Ventura foi ainda Presidente do Rotary Club do Recife, criou a Clínica Altino Ventura, o HOPE, primeiro Hospital de Olhos do Nordeste, a Fundação Altino Ventura, o Banco de Olhos, todos com inestimáveis serviços prestados ao Estado de Pernambuco.  

Quero parabenizar o Dr. Altino e cumprimento D. Lourdes, sua esposa, e seus filhos: Marcelo, Altino Ventura Filho, Luciano, Lúcia e Helena. Destaco, nessa oportunidade, o sempre lembrado Tota, que tão cedo desapareceu de nosso convívio, deixando saudades em todos os seus amigos, pela sua alegria, descontração e inteligência.  

Toda homenagem a este médico idealista, possuidor de um espírito humanitário dedicado aos menos favorecidos, é plenamente justificada. Dr. Altino Ventura é admirado, respeitado e querido em todo o meio médico. Por tudo isso é que merece as homenagens de todos pernambucanos, que reconhecemos na sua vida um exemplo a ser seguido.  

Muito obrigado.  

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/05/1999 - Página 11878