Discurso no Senado Federal

POSICIONAMENTO DE S.EXA. NA CPI DO SISTEMA FINANCEIRO, TENDO EM VISTA CRITICAS A SUA PESSOA PUBLICADAS NO JORNAL O ESTADO DE S.PAULO, EDIÇÃO DO ULTIMO DIA 3. (COMO LIDER)

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BANCOS. POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA.:
  • POSICIONAMENTO DE S.EXA. NA CPI DO SISTEMA FINANCEIRO, TENDO EM VISTA CRITICAS A SUA PESSOA PUBLICADAS NO JORNAL O ESTADO DE S.PAULO, EDIÇÃO DO ULTIMO DIA 3. (COMO LIDER)
Aparteantes
Heloísa Helena.
Publicação
Publicação no DSF de 18/05/1999 - Página 11899
Assunto
Outros > COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BANCOS. POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA.
Indexação
  • CRITICA, EDITORIAL, JORNAL, O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), DESRESPEITO, ORADOR, RELAÇÃO, ATUAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL.
  • COMENTARIO, INVESTIGAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BANCOS, DEFESA, RENOVAÇÃO, CONVOCAÇÃO, FRANCISCO LOPES, EX PRESIDENTE, BANCO CENTRAL DO BRASIL (BACEN), NECESSIDADE, POSTERIORIDADE, ESCLARECIMENTOS, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA FAZENDA (MF).
  • OPINIÃO, ORADOR, NECESSIDADE, IMPUTAÇÃO, PARTE, RESPONSABILIDADE, PRESIDENTE DA REPUBLICA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA FAZENDA (MF), IRREGULARIDADE, OPERAÇÃO FINANCEIRA, BANCO PARTICULAR, AQUISIÇÃO, DOLAR, INFERIORIDADE, CAMBIO.
  • OPOSIÇÃO, EXCESSO, VALORIZAÇÃO, REAL, RELAÇÃO, DOLAR, EFEITO, RECESSÃO, ECONOMIA, DESEMPREGO.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT-SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, gostaria de indagar à Mesa se o Governo Federal enviou Mensagem ao Senado, conforme prevê o art. 52, inciso V, da Constituição Federal, que dispõe que cabe ao Senado Federal "autorizar operações externas de natureza financeira, de interesse da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios"; se houve solicitação de autorização, por parte do Executivo, a fim de que o BNDES realize operação que permita o reescalonamento de dívidas externas de aproximadamente 90 dentre as maiores empresas brasileiras.  

Pergunto isso, Sr. Presidente, porque, recentemente, o Presidente do BNDES, José Pio Borges, informou à imprensa que estaria em andamento esta operação, em colaboração com a Goldman Sachs.  

Está prevista, Sr. Presidente, a presença do Presidente do BNDES na próxima segunda-feira, dia 24, na Comissão de Assuntos Econômicos, ocasião em que ele tratará deste assunto, bem como atenderá ao requerimento aprovado, de iniciativa do Senador José Roberto Arruda, do Senador José Fogaça, de outros Senadores, e de mim próprio, para que explique a maneira como o BNDES destina os recursos por região, destina desembolsos por tamanho de empresa, inclusive a respeito da proposição de autorização de empréstimo de R$1,2 bilhão destinados a empréstimos a micro, pequenas e médias empresas.  

Sobre este assunto, sim, houve uma Mensagem, que deverá ser apreciada pelo Plenário do Senado, de acordo com decisão da CAE, depois da vinda dele à Comissão de Assuntos Econômicos. Mas sobre este outro tema, o do reescalonamento das dívidas externas das grandes empresas, é que pergunto: terá chegado Mensagem ao Senado Federal? É a questão de ordem que formulo, Sr. Presidente.  

O SR. PRESIDENTE (Lúdio Coelho) — Até o momento, não recebemos a comunicação. Chegando, daremos conhecimento ao Plenário.  

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT-SP) — Muito obrigado.  

 

jS


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/05/1999 - Página 11899