Pronunciamento de Ernandes Amorim em 18/05/1999
Discurso no Senado Federal
JUSTIFICATIVAS A APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE LEI DO SENADO 348/99, LIDO NA PRESENTE SESSÃO.
- Autor
- Ernandes Amorim (PPB - Partido Progressista Brasileiro/RO)
- Nome completo: Ernandes Santos Amorim
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
POLITICA AGRICOLA.:
- JUSTIFICATIVAS A APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE LEI DO SENADO 348/99, LIDO NA PRESENTE SESSÃO.
- Publicação
- Publicação no DSF de 19/05/1999 - Página 12033
- Assunto
- Outros > POLITICA AGRICOLA.
- Indexação
-
- JUSTIFICAÇÃO, PROJETO DE LEI, AUTORIA, ORADOR, ABERTURA, POSSIBILIDADE, ASSOCIAÇÕES, EMPRESARIO, COOPERATIVA, FAZENDEIRO, BANCOS, CAPTAÇÃO DE RECURSOS, EXTERIOR, FINANCIAMENTO, PROJETO, AGRICULTURA.
- SOLICITAÇÃO, ATENÇÃO, GOVERNO FEDERAL, APOIO, SENADOR, APROVAÇÃO, AUTORIZAÇÃO, CREDITOS, BUSCA, RECURSOS, EXTERIOR.
O SR. ERNANDES AMORIM (PPB-RO. Para uma breve comunicação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, queremos fazer o registro do projeto de lei que apresentei hoje e que possibilita às associações, empresários, fazendeiros e instituições bancárias buscar recursos no exterior para financiar projetos na agricultura.
Sabemos que o Governo Federal - Banco do Brasil e outras instituições - não dispõe de recursos para atender os agricultores, os fazendeiros. Sabemos que muitas propriedades estão abandonadas, por vezes invadidas por sem-terras,. E nós que conhecemos a agricultura e o problema dos fazendeiros sabemos que essas terras, se estão abandonadas, é muito por culpa do Governo, que dispõe de dinheiro para jogar em banco falido e para emprestar para empresas até sem cadastro no BNDES, que ajuda Estados falidos, por contratações irregulares, gastos e corrupções, e deixa de investir na agricultura.
O Ministério da Agricultura luta para conseguir oitenta, duzentos milhões de reais para investir em toda a agricultura, mas não consegue esses recursos com o Governo Federal. Por isso, estamos abrindo, com nosso projeto, a oportunidade de agricultores, fazendeiros, associações, cooperativas captarem recursos do exterior e, em prazo compatível, pagarem, quem sabe até, com a produção dos que forem beneficiados pelo crédito.
Eu queria discutir o assunto com maior profundidade no momento em que o Presidente procura preencher a agenda dos Parlamentares com projetos de interesse nacional. Creio que meu projeto, sendo aprovado, atenderá às preocupações com o social, ajudará a desenvolver o País, por um setor sobre o qual tanto falamos aqui, que é a agricultura.
Assim os países subdesenvolvidos evoluirão: pela produção agrícola.
Esperamos, portanto, atenção do Governo Federal, da área econômica do Governo e principalmente da boa vontade desta Casa, dos Senadores que a compõem, para aprovar essa autorização de crédito e captar recursos no exterior.
Muito obrigado, Sr. Presidente.