Pronunciamento de Antonio Carlos Magalhães em 18/05/1999
Discurso no Senado Federal
APELO AS AUTORIDADES FEDERAIS PARA QUE PROVIDENCIEM O SOCORRO E O APOIO NECESSARIO AS VITIMAS DO DESABAMENTO OCORRIDO NA CIDADE DE SALVADOR.
- Autor
- Antonio Carlos Magalhães (PFL - Partido da Frente Liberal/BA)
- Nome completo: Antonio Carlos Peixoto de Magalhães
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
CALAMIDADE PUBLICA.:
- APELO AS AUTORIDADES FEDERAIS PARA QUE PROVIDENCIEM O SOCORRO E O APOIO NECESSARIO AS VITIMAS DO DESABAMENTO OCORRIDO NA CIDADE DE SALVADOR.
- Publicação
- Publicação no DSF de 19/05/1999 - Página 11999
- Assunto
- Outros > CALAMIDADE PUBLICA.
- Indexação
-
- GRAVIDADE, INUNDAÇÃO, DESABAMENTO, CALAMIDADE PUBLICA, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DA BAHIA (BA), SOLICITAÇÃO, URGENCIA, PROVIDENCIA, GOVERNO FEDERAL, DEFESA CIVIL, COLABORAÇÃO, GOVERNO ESTADUAL, GOVERNO MUNICIPAL.
- AUXILIO, POPULAÇÃO.
O SR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES
(PFL-BA. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, sempre, os noticiários sobre a Bahia são alegres, demonstrando as qualidades da terra e do povo. Mas, ontem, o Brasil todo tomou conhecimento de uma tragédia, de um desabamento, onde vários veículos e pessoas foram soterrados com algumas mortes e muitos feridos .
O Brasil se comoveu porque foi uma tragédia que afetou cidadãos brasileiros. Mas o Brasil se comoveu, também, porque foi uma tragédia que ocorreu na Bahia, daí por que o Governo do Estado, sempre atento, está tomando as providências, bem como a Prefeitura Municipal.
Entretanto, os danos ultrapassaram os poderes do Estado e do Município. Por essa razão, faço um apelo às autoridades federais, principalmente à área de defesa civil, para providenciar socorros que a Bahia tanto necessita neste instante, e apoio aos seus governantes.
Não tenho dúvida de que o Senhor Presidente Fernando Henrique admira a Bahia e aos baianos. Mas, nesta oportunidade, tenho certeza que Sua Excelência - esta é a hora - demonstrará esse apreço e essa amizade aos baianos, socorrendo-os num momento tão difícil.
É este o apelo que faço aqui ao Governo Federal, para se juntar ao municipal e ao estadual, atendendo à Bahia, à cidade de Salvador, berço da nossa nacionalidade, que está necessitando, mais do que nunca, do apoio do Governo Federal.
Lanço este apelo, e peço à Mesa que envie o meu discurso ao Ministro da área e ao Presidente da República para que ambos possam tomar, com urgência, as providências que o caso requer.
Muito obrigado a V. Exª.