Discurso no Senado Federal

HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO DRAMATURGO DIAS GOMES.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO DRAMATURGO DIAS GOMES.
Publicação
Publicação no DSF de 19/05/1999 - Página 12002
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, DIAS GOMES, ESCRITOR, ESTADO DA BAHIA (BA), PARTICIPANTE, ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS (ABL), AUTOR, PEÇA TEATRAL, ATUAÇÃO, TELEVISÃO.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT-SP. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero também associar-me às homenagens a Dias Gomes, um extraordinário escritor e dramaturgo, que contribuiu extraordinariamente para que a televisão brasileira melhorasse tanto de nível. Criador de personagens como Odorico Paraguaçu, que de alguma maneira caracterizava o modo de ser de algumas pessoas da vida pública brasileira, e que acabou por despertar a conscientização política do povo brasileiro.

Quero destacar, ainda, Sr. Presidente, algumas das principais contribuições de Dias Gomes, quando aqui esteve, há cerca de dois anos, por ocasião da Comissão sobre o rádio e a televisão, e abordou pontos muito importantes a respeito do poder dos meios de comunicação.

“Pode-se acabar com uma guerra, com denúncias pela televisão, como se acabou com a Guerra do Vietnã. A televisão é uma polêmica, mas não tem profundidade...”

Entretanto tem o poder de transmitir denúncias como nunca teve outro igual. Mas também dizia que:

“Não penso que a televisão faça a cabeça do povo, como muita gente acha, mas sim que o povo faz a cabeça da televisão... Por que há tanta violência na televisão? Porque há violência nas ruas, na sociedade. Vivemos uma época de violência realmente”.

Sr. Presidente, é importante que aqui também levemos adiante a recomendação de Dias Gomes a respeito de como as emissoras de televisão deveriam dar importância às culturas regionais em cada Estado, em cada região do País. Essa foi uma das suas principais recomendações em seu depoimento.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/05/1999 - Página 12002