Discurso no Senado Federal

SUCESSO ALCANÇADO PELOS ENCONTROS PROMOVIDOS PELA SEÇÃO ACREANA DO DO PMDB, CUJO OBJETIVO E AJUSTAR POSIÇÕES E PROPOSTAS, BUSCANDO CONSOLIDAR A UNIDADE E ATE MESMO RENOVAR OS QUADROS PARTIDARIOS.

Autor
Nabor Júnior (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AC)
Nome completo: Nabor Teles da Rocha Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA.:
  • SUCESSO ALCANÇADO PELOS ENCONTROS PROMOVIDOS PELA SEÇÃO ACREANA DO DO PMDB, CUJO OBJETIVO E AJUSTAR POSIÇÕES E PROPOSTAS, BUSCANDO CONSOLIDAR A UNIDADE E ATE MESMO RENOVAR OS QUADROS PARTIDARIOS.
Publicação
Publicação no DSF de 20/05/1999 - Página 12227
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • INFORMAÇÃO, EFICACIA, RESULTADO, ENCONTRO, DIRETORIO MUNICIPAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), ESTADO DO ACRE (AC), OBJETIVO, AJUSTAMENTO, POSIÇÃO, PROPOSTA, BUSCA, CONSOLIDAÇÃO, UNIDADE, RENOVAÇÃO, MEMBROS, REPRESENTAÇÃO PARTIDARIA.

O SR. NABOR JÚNIOR (PMDB-AC) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o assunto que venho abordar deveria ter sido objeto de discurso, ontem, mas, por motivos de força maior, não pude participar da Sessão Plenária vespertina e, portanto, somente agora tenho a oportunidade de comunicar à Casa o sucesso alcançado pelos encontros promovidos pela Seção acreana do Partido do Movimento Democrático Brasileiro.  

Até agora, foram três os eventos, nas principais regiões do Acre; falta apenas um, para a conclusão do ciclo. O objetivo é ajustar posições e propostas, buscando consolidar a unidade e até mesmo renovar os quadros partidários . A primeira reunião foi realizada em março, na cidade de Brasiléia, envolvendo também as lideranças e as bases de Epitaciolândia, Assis Brasil, Xapuri e Capixaba; a segunda, em Tarauacá, no mês passado, abrangeu Feijó e Jordão; e, no último final de semana, em Cruzeiro do Sul, os peemedebistas do Vale do Juruá discutiram os novos caminhos propostos, voltados para a recuperação do espaço perdido.  

Foi com grande satisfação e justificado otimismo que vi, no mesa e no plenário, desde aquele militante simples e digno, em seu idealismo, até os companheiros que ocupam postos na administração pública e nas casas legislativas, como os Deputados João Correia, Wagner Sales e Maria de Nazaré; e todos os prefeitos do Oeste do Estado: Aluízio Bezerra, de Cruzeiro do Sul, Vanderlei Sales, de Porto Walter, Leandro Tavares, de Marechal Thaumaturgo, Rui Assem, de Rodrigues Alves, e Paulo Dene, de Mâncio Lima.  

A Executiva Estadual prestigiou maciçamente a reunião, sob a liderança do Presidente em Exercício, Deputado João Correia, acompanhado do Tesoureiro Armando Dantas. Destacamos, também, a participação de Mauri Sérgio, Prefeito de Rio Branco e Presidente da Associação dos Prefeitos do Acre, e do Presidente do Diretório Municipal de Rio Branco, Wellyton Melo.  

Não foi por acaso, aliás, que o jornal A Gazeta , em sua edição de domingo, além da ampla cobertura conferida ao evento, comentou, na coluna Prisma, assinada por João Roberto Braña, que " o PMDB parece que está revigorado. Lotou todos os vôos para o mais importante encontro até agora, o de Cruzeiro do Sul ". E, acentuo eu, o PMDB está vigoroso na oposição , sem ajudas ou benesses governistas.  

Ninguém se preocupou em esconder a realidade ou mascarar os resultados colhidos nos últimos pleitos. Ao contrário, corajosa e lealmente, todos os problemas foram expostos e analisados, porque quem não aprende as lições decorrentes dos próprios erros está condenado a repeti-los muitas vezes. E a sociedade acreana mostrou que o PMDB ainda está no centro de suas atenções – e isso pode ser sentido, sem qualquer dúvida, na cobertura dedicada pela imprensa do Estado aos debates e aos diálogos de sábado e domingo.  

Não chegou a haver " lavagem de roupa suja ", como disse uma das colunas da imprensa acreana; tivemos, isso sim, muita franqueza, o que foi definido com precisão pelo jornal A Tribuna : " a ordem do PMDB é enquadrar, com muita conversa e, se preciso, com o estatuto do partido, os filiados e parlamentares. Os encontros no Juruá e as discussões na Capital mostram que o Partido terá um norte, voltado para a oposição, como única forma de sobreviver nas próximas eleições ".  

Permito-me apenas uma ressalva ao correto comentário do colunista: na palavra " enquadrar", no caso, não devemos ver o sentido de imposição ou truculência partidária . Ali está, pura e simplesmente, a busca da unidade - democrática e construtiva – dentro das autênticas propostas partidárias.  

Com prudente determinação, o PMDB acreano está, hoje, galgando três degraus, no sentido do seu soerguimento: primeiro, unir as atuais bases e lideranças; segundo, conquistar novos adeptos, principalmente nas camadas mais jovens da população; e, terceiro, porém não menos importante, chamar de volta alguns importantes companheiros que deixaram seus quadros, em contextos já superados, mas que admitem retomar a nossa gloriosa bandeira.  

O jornal " O Rio Branco ", em sua edição de ontem, divulgou o convite formulado à Deputada Zila Bezerra para reocupar sua trincheira no PMDB, onde já lutou em defesa de tantas boas causas.  

Esse era um fato até então mantido sob reserva, pois ainda depende de entendimentos para obter o almejado sucesso, mas o tradicional matutino define o contexto exato em que o entendimento está sendo promovido, além de citar os esforços que tenho desenvolvido, juntamente com a direção estadual, no sentido do fortalecimento partidário.  

Diz a nota: " o Senador Nabor Júnior vem pregando, insistentemente, a reunificação partidária, a partir da superação de divergências internas e até da revisão de dissidências, buscando, conforme o caso, a volta dos que saíram do Partido. Nabor colocou o discurso em prática, no próprio encontro do Juruá, ao convidar a deputada federal Zila Bezerra a voltar para o PMDB ". E acrescenta: " o convite foi encaminhado através do esposo da deputada, prefeito Aluízio Bezerra, de Cruzeiro do Sul, que disse acreditar nessa possibilidade ".  

No encontro, todavia, foi-se muito além de questões políticas ou partidárias. Aproveitando a presença de todos os administradores municipais do Juruá, a Associação dos Prefeitos do Acre colheu alguns êxitos expressivos, a começar pela filiação da Prefeitura de Cruzeiro do Sul, que ainda permanecia fora de seus quadros. Em seguida, foram assinados 17 convênios: 9 com Porto Walter, 4 com Rodrigues Alves, 2 com Mâncio Lima e 2 com Marechal Thaumaturgo, todos eles destinados a serviços essenciais e de grande interesse para as respectivas comunidades, como saneamento básico, infra-estrutura urbana e rural, bem como atividades agrícolas.  

Como disse no início deste pronunciamento, dentro de um mês o PMDB acreano estará realizando, em Rio Branco, o seu IV Encontro Regional de 1999, fechando, destarte, o ciclo de reuniões nas principais áreas que formam o Estado. Será a oportunidade para os companheiros - dirigentes e militantes da Capital e dos municípios de Senador Guiomard, Plácido de Castro, Sena Madureira, Manuel Urbano, Bujari, Porto Acre e Acrelândia - darem sua contribuição para nossa caminhada rumo à oxigenação dos quadros , com a busca de novas bandeiras e a definição de metas que nos permitam prestar à sociedade os valiosos serviços de tempos recentes, quando os peemedebistas, depois de enfrentar vitoriosamente os riscos e as ameaças do regime arbitrário, contribuíram decisivamente para modernizar e tornar mais democráticas as estruturas políticas e sociais do Acre.  

Como nas reuniões anteriores, os debates serão concentrados em torno dos três temas considerados essenciais para o futuro do PMDB no Estado: unidade, renovação e política de alianças com outros grêmios que também se empenhem a favor das liberdades democráticas, do progresso econômico e social, do respeito às leis e às instituições republicanas, da busca de novos caminhos para o Acre, sempre com coragem, lucidez e determinação.  

Como sempre, o colunista Sílvio Martinello, diretor de A Gazeta , mostrou-se incisivo e preciso, ao analisar a reunião do final de semana, em Cruzeiro do Sul. Ao comentar ontem, em sua festejada coluna " Gazetinhas", a franqueza e o nível construtivo dos debates, definiu, na conclusão, o clima que está sendo vivido pelo PMDB acreano: " é cedo ainda para falar nas eleições municipais do ano que vem, mas uma das decisões tomadas é a de fazer coligações em todos os municípios ".  

E arrematou o grande jornalista: " vivendo e aprendendo!"  

Realmente, o PMDB aprendeu as lições que o povo do Acre nos mostrou, com sua infinita sabedoria, nas últimas eleições – uma postura digna, de serena humildade , que nos dá a garantia de desenvolver os acertos praticados e de corrigir os erros cometidos no mesmo período.  

Após o IV Encontro Regional, marcado para o mês de junho, o PMDB acreano realizará, no segundo semestre, em data ainda não confirmada, um grande Congresso Estadual, para debater todos os pontos levantados nas reuniões setoriais de Brasiléia, Tarauacá, Cruzeiro do Sul e Rio Branco, unificando as diretrizes partidárias e consolidando sua unidade, sem esquecer, porém, a importância de buscar entendimentos e alianças com outras legendas.  

É um grande desafio – mas o PMDB não teme desafios, por maiores que sejam.  

Porque se temesse desafios, o PMDB não teria sido o instrumento que permitiu ao povo brasileiro lutar contra a ditadura e construir um país moderno e voltado para o futuro.  

Muito obrigado.  

 

 ¿


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/05/1999 - Página 12227