Discurso no Senado Federal

SOLICITAÇÃO A TV SENADO DA DIVULGAÇÃO DA APROVAÇÃO, NA TARDE DE HOJE, DO SUBSTTITUTIVO AO PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO, DE 1997, QUE SUSTA MEDIDA DO PRESIDENTE DA REPUBLICA RELATIVAMENTE AO GARIMPO DE SERRA PELADA. JUSTIFICATIVAS PARA A INSTALAÇÃO DA CPI DA PRIVATIZAÇÃO DO SISTEMA TELEBRAS.

Autor
Ademir Andrade (PSB - Partido Socialista Brasileiro/PA)
Nome completo: Ademir Galvão Andrade
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA MINERAL. COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), PRIVATIZAÇÃO. GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • SOLICITAÇÃO A TV SENADO DA DIVULGAÇÃO DA APROVAÇÃO, NA TARDE DE HOJE, DO SUBSTTITUTIVO AO PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO, DE 1997, QUE SUSTA MEDIDA DO PRESIDENTE DA REPUBLICA RELATIVAMENTE AO GARIMPO DE SERRA PELADA. JUSTIFICATIVAS PARA A INSTALAÇÃO DA CPI DA PRIVATIZAÇÃO DO SISTEMA TELEBRAS.
Aparteantes
Amir Lando, Antonio Carlos Valadares, Geraldo Cândido, Roberto Requião.
Publicação
Publicação no DSF de 26/05/1999 - Página 12908
Assunto
Outros > POLITICA MINERAL. COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), PRIVATIZAÇÃO. GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • REGISTRO, IMPORTANCIA, APROVAÇÃO, SENADO, DECRETO LEGISLATIVO, REVOGAÇÃO, EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS, PRESIDENTE DA REPUBLICA, MINISTERIO DA INFRA-ESTRUTURA (MINFRA), ANULAÇÃO, DIREITOS, GARIMPEIRO, SERRA PELADA.
  • JUSTIFICAÇÃO, DEFESA, INSTALAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), APURAÇÃO, IRREGULARIDADE, PROCESSO, PRIVATIZAÇÃO, SISTEMA, TELECOMUNICAÇÕES BRASILEIRAS S/A (TELEBRAS).
  • COMENTARIO, OBRIGAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, ESCLARECIMENTOS, RESPONSAVEL, ESCUTA TELEFONICA, INFORMAÇÃO, SITUAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO, EMPRESA DE TELECOMUNICAÇÕES, REGIÃO NORDESTE, DENUNCIA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP).

O SR. ADEMIR ANDRADE (Bloco/PSB-PA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, pretendo defender a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito sobre as privatizações.  

Sr. Presidente, os meus argumentos vão muito além dos fatos publicados hoje na Folha de S.Paulo ou do diálogo travado entre o Presidente da República e o Sr. Lara Resende, Presidente do BNDES.  

Quero, entretanto, chamar a atenção para o que colocou o Senador Osmar Dias. É até engraçado dizer que ninguém se preocupou com o grampo. Penso que quem primeiro deveria se preocupar com o grampo era o Presidente da República; afinal de contas, a maior autoridade do nosso País teve o seu telefone grampeado, foi escutado, e essas conversas se tornaram públicas com a divulgação dessas fitas.  

Não consigo compreender como, tendo a Polícia Federal sob seu comando, tendo uma agência de investigação - o antigo SNI foi transformado em uma agência de investigação -, o Presidente da República, até hoje, não tenha dado uma satisfação ao povo brasileiro sobre quem fez o grampo em suas conversas, nas do Lara Resende e de tantos outros.  

Assim, quem deveria dar uma satisfação ao povo brasileiro sobre quem grampeou as suas conversas era Sua Excelência, o Presidente da República, que tem a Polícia Federal e a uma agência de informações a seu serviço, e não nós da Oposição, que condenamos û


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/05/1999 - Página 12908