Discurso no Senado Federal

APOIO A INSTALAÇÃO DA CPI DO SISTEMA TELEBRAS PARA QUE OS FATOS APRESENTADOS PELO JORNAL FOLHA DE S.PAULO, DE HOJE, SEJAM DEVIDAMENTE APURADOS.

Autor
Maguito Vilela (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Luiz Alberto Maguito Vilela
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), PRIVATIZAÇÃO.:
  • APOIO A INSTALAÇÃO DA CPI DO SISTEMA TELEBRAS PARA QUE OS FATOS APRESENTADOS PELO JORNAL FOLHA DE S.PAULO, DE HOJE, SEJAM DEVIDAMENTE APURADOS.
Publicação
Publicação no DSF de 26/05/1999 - Página 12897
Assunto
Outros > COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), PRIVATIZAÇÃO.
Indexação
  • APOIO, INSTALAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), APURAÇÃO, IRREGULARIDADE, PROCESSO, PRIVATIZAÇÃO, SISTEMA, TELECOMUNICAÇÕES BRASILEIRAS S/A (TELEBRAS), MOTIVO, DENUNCIA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP).

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB-GO. Para uma breve comunicação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, os fatos gravíssimos denunciados pelo Jornal Folha de S.Paulo são extremamente preocupantes.  

A privatização das Teles, aparentemente direcionada, merece uma explicação melhor do Presidente da República e de todos os envolvidos nas gravações, sob pena de uma perda ainda maior da credibilidade do Governo junto à sociedade brasileira.  

Deve-se apurar a veracidade dos fatos. Essas gravações são muito sérias, e o PSDB tem que ser o maior interessado na investigação desse episódio. Em Goiás, meu Estado, o PSDB recriminou a privatização da geradora de energia. Fiz questão absoluta de pedir aos Deputados do PMDB que aprovassem uma CPI e que investigassem o caso a fundo.  

O PSDB, que age de um jeito nos Estados e em Brasília de outro, deve ser o maior interessado na apuração desse e de todos os outros fatos que incomodam a sociedade brasileira.  

Como Governador do meu Estado, fui acusado terrivelmente. Lá, o PSDB prendeu, acorrentou, algemou, fez o que quis para apurar coisas mesquinhas, invenções, injustiças e inverdades. Por que, aqui, o PSDB quer fugir? Quem não deve não teme. Se esse partido não teme, não deve e considera que tudo foi muito bem feito nas privatizações, deixe a CPI examinar. Por que não? Qual o problema?  

Em Goiás, estamos incentivando a investigação dos fatos. Desafiei, inclusive, o Governador de Goiás. Caso ele provasse uma irregularidade na venda da geradora desse Estado, renunciaria ao meu mandato de Senador.  

O PSDB age de um jeito nos Estados e de outro em Brasília. É preciso apurar. Lá, eles querem e estão apurando, inclusive sem indícios, apenas por perseguição política. Aqui também deve-se apurar se houve ou não irregularidade.  

O Sr. Antonio Carlos Valadares (Bloco/PSB-SE) - Concede-me V. Exª um aparte?  

O SR. PRESIDENTE (Ademir Andrade) - O Regimento não permite aparte.  

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB-GO) - Assinei as CPIs do Judiciário e do Sistema Financeiro, e elas estão investigando. Acabei de assinar também a CPI Mista. Por que não investigar? Por quê? Temos que ser transparentes, temos que demonstrar ao Brasil que estamos aqui para fazer as coisas certas, e o Presidente foi reeleito para fazer tudo certinho. Sua Excelência tinha que mandar os seus assessores reunirem-se com todos os empresários e falar uma só língua com todos. Por que falar separadamente com um ou com outro, estimulando esse ou aquele grupo? Não tinha que dar satisfação a grupo nenhum. Aquele que apresentasse a melhor proposta venceria realmente, num curso normal dos fatos.  

Dessa forma, Sr. Presidente, sou a favor da CPI Mista para investigar a questão a fundo.  

Muito obrigado.  

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/05/1999 - Página 12897