Discurso no Senado Federal

APELO AO MINISTRO PAULO RENATO PARA A LIBERAÇÃO DE RECURSOS A SEREM DESTINADOS A CONCLUSÃO DA ESCOLA TECNICA FEDERAL DE PALMAS.

Autor
Eduardo Siqueira Campos (PFL - Partido da Frente Liberal/TO)
Nome completo: José Eduardo Siqueira Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • APELO AO MINISTRO PAULO RENATO PARA A LIBERAÇÃO DE RECURSOS A SEREM DESTINADOS A CONCLUSÃO DA ESCOLA TECNICA FEDERAL DE PALMAS.
Publicação
Publicação no DSF de 26/05/1999 - Página 12895
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • REGISTRO, VISITA, PAULO RENATO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), ESTADO DO TOCANTINS (TO).
  • COMENTARIO, REALIZAÇÃO, OBRA PUBLICA, CONSTRUÇÃO, ESCOLA TECNICA FEDERAL, MUNICIPIO, PALMAS (TO), ESTADO DO TOCANTINS (TO), OBJETIVO, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, NIVEL MEDIO, JUVENTUDE, INGRESSO, MERCADO DE TRABALHO.
  • SOLICITAÇÃO, PAULO RENATO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), APOIO, LIBERAÇÃO, VERBA, CONCLUSÃO, CONSTRUÇÃO, ESCOLA TECNICA FEDERAL, POSSIBILIDADE, CRIAÇÃO, UNIVERSIDADE FEDERAL, ESTADO DO TOCANTINS (TO).

O SR. EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS (PFL-TO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, no dia de amanhã, dia 26, o nosso Estado do Tocantins estará recebendo a visita do eminente Ministro da Educação, Sr. Paulo Renato.  

Infelizmente, Sr. Presidente, não vou poder acompanhar S. Exª nessa visita que considero da maior importância. Mas quero trazer a esta tribuna uma preocupação que, certamente, o Ministro da Educação amanhã irá resgatar, junto à juventude daquele Estado, principalmente da de Palmas.  

Em primeiro lugar, Sr. Presidente, deixei, ainda na condição de prefeito, iniciadas - e quase finalizadas - as obras da Escola Técnica Federal de Palmas: um projeto extraordinário e que visa exatamente a preparação de nossa juventude, em formação técnica de 2º grau, para que os nossos estudantes possam ingressar no mercado de trabalho com qualificação, participando desse fantástico desenvolvimento que tem ocorrido na cidade de Palmas. A última capital construída neste século; cidade planejada e que acaba de comemorar os 10 anos de lançamento de sua pedra fundamental. Contudo, ainda carece desse instrumento de formação para a sua juventude e que consideramos imprescindível e fundamental. Aliada a essa preocupação, Sr. Presidente, a destinação dos recursos restantes para a conclusão da obra. Como disse, houve recentemente a visita de técnicos do Ministério da Educação e que constataram que a obra está praticamente pronta. Tudo correu adequadamente e foi por isso elogiada por parte de sucessivas comissões que foram fiscalizar a sua realização. Infelizmente, como costuma acontecer neste País, e não foi diferente em Palmas, essa obra passou dois anos sem merecer recursos do Ministério da Educação para a sua conclusão.  

Sr. Presidente, quero crer que a presença do Ministro da Educação em Palmas e no nosso Estado vai representar, principalmente para a classe dos estudantes da nossa capital, a consolidação da conquista, que é a Escola Técnica Federal de Palmas; e que, junto com ela, o Sr. Ministro possa dizer alguma coisa sobre a criação da Universidade Federal do Tocantins, tema para o qual tenho vindo, por repetidas vezes, solicitar, reivindicar, pedir e buscar o apoio dos meus Pares, para que o Tocantins não continue como vítima dessa exclusão que é o acesso ao ensino de 3º grau mantido pelo Governo Federal, a exemplo dos demais Estados.  

Quero registrar que, como Prefeito de Palmas, em uma oportunidade apenas, construímos dez escolas que estão espalhadas pelo Plano Diretor de Palmas. Naquela capital, Sr. Presidente, mesmo com o crescimento da ordem de 29%, a maior taxa dentre as cidades brasileiras, principalmente no tocante às capitais, nunca tivemos sorteio de vagas, nunca tivemos um estudante fora da sala de aula, de 1º e 2º graus, em função deste trabalho que lá está sendo realizado, que precisa agora ser consolidado, com a Escola Técnica Federal de Palmas e, por último, com a criação da Universidade Federal de Tocantins.  

Era o registro que pretendi fazer, Sr. Presidente.  

 

 Î # 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/05/1999 - Página 12895