Discurso no Senado Federal

SEQUESTRO DA SENADORA PIEDADE CORDOBA DE CASTRO, NA COLOMBIA.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA INTERNACIONAL.:
  • SEQUESTRO DA SENADORA PIEDADE CORDOBA DE CASTRO, NA COLOMBIA.
Publicação
Publicação no DSF de 27/05/1999 - Página 13113
Assunto
Outros > POLITICA INTERNACIONAL.
Indexação
  • APRESENTAÇÃO, REQUERIMENTO, INFORMAÇÃO, SENADO, APREENSÃO, SEQUESTRO, PIEDAD CORDOBA DE CASTRO, SENADOR, PAIS ESTRANGEIRO, COLOMBIA.
  • SOLICITAÇÃO, GOVERNO, PAIS, PAIS ESTRANGEIRO, COLOMBIA, EMPENHO, GARANTIA, RESGATE.
  • COMENTARIO, ATUAÇÃO, PIEDAD CORDOBA DE CASTRO, SENADOR, PAIS ESTRANGEIRO, COLOMBIA, REALIZAÇÃO, ATIVIDADE, MELHORIA, SITUAÇÃO, MULHER.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT-SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, apresento um requerimento, nos termos regimentais, para que seja transmitida ao Senado e ao Governo colombianos a preocupação desta Casa e de todos nós Senadores com respeito ao seqüestro da Senadora Piedad Cordoba de Castro, ocorrido no dia 21 de maio do corrente ano. Solicitamos seu empenho no sentido de garantir o resgate da ilustre Parlamentar, com vida e boa saúde, o mais rapidamente possível. S. Exª se tornou conhecida por suas atividades em defesa da melhoria da condição da mulher e dos direitos à cidadania. Sua luta tem sido a mesma de todos nós, na busca de um mundo mais justo.

Além disso, a Senadora tem sido uma das mais ativas integrantes do Grupo Parlamentar Interamericano - GPI. No último dia 21 de maio, 16 pessoas armadas levaram-na para paradeiro ainda ignorado.

Ainda hoje, Sr. Presidente, conversei com o Embaixador da Colômbia no Brasil, Mario Galofre Cano, que me informou ter sido um grupo paramilitar de direita que seqüestrou essa Senadora progressista, que tem se distinguido em inúmeros simpósios internacionais realizados no Brasil, na Colômbia e em outros lugares. Seria muito importante que especialmente nós, Senadores, manifestássemos nossa preocupação junto às autoridades da Colômbia para que, o quanto antes, a Senadora Piedad Cordoba fosse resgatada com vida.

É o requerimento que encaminho à Mesa, Sr. Presidente, certo de que encontrará aprovação do Plenário.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/05/1999 - Página 13113