Discurso no Senado Federal

URGENTE REFORMULAÇÃO DO CREDITO EDUCATIVO NO BRASIL.

Autor
Arlindo Porto (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/MG)
Nome completo: Arlindo Porto Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ENSINO SUPERIOR.:
  • URGENTE REFORMULAÇÃO DO CREDITO EDUCATIVO NO BRASIL.
Aparteantes
Casildo Maldaner, Gilberto Mestrinho, Luiz Estevão.
Publicação
Publicação no DSF de 27/05/1999 - Página 13107
Assunto
Outros > ENSINO SUPERIOR.
Indexação
  • GRAVIDADE, SITUAÇÃO, EDUCAÇÃO, BRASIL, NECESSIDADE, INVESTIMENTO, SETOR, PREPARAÇÃO, CONCORRENCIA, GLOBALIZAÇÃO, ECONOMIA.
  • GRAVIDADE, SITUAÇÃO, ENSINO SUPERIOR, FALTA, VAGA, UNIVERSIDADE, SETOR PUBLICO, SUPERIORIDADE, PREÇO, UNIVERSIDADE PARTICULAR, FALENCIA, CREDITO EDUCATIVO.
  • COMENTARIO, HISTORIA, CREDITO EDUCATIVO, REDUÇÃO, RECURSOS ORÇAMENTARIOS, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), NUMERO, CONTRATO, FALTA, FISCALIZAÇÃO, PLANEJAMENTO, DISTRIBUIÇÃO, AUSENCIA, CRITERIOS, ATENDIMENTO, MERCADO DE TRABALHO, SUPERIORIDADE, INADIMPLENCIA.
  • GRAVIDADE, EXTINÇÃO, BOLSA DE ESTUDO, UNIVERSIDADE, OBRA FILANTROPICA, PERDA, ISENÇÃO FISCAL, PREJUIZO, ESTUDANTE CARENTE.
  • DEFESA, REFORMULAÇÃO, CREDITO EDUCATIVO, SUGESTÃO, PARCERIA, PREFEITURA, EMPRESA, ENTIDADE, UNIVERSIDADE, GESTÃO, RECURSOS, PLANEJAMENTO, COMBATE, DESEMPREGO.
  • DEFESA, REDUÇÃO, JUROS, CREDITO EDUCATIVO, IMPLEMENTAÇÃO, SUBSIDIOS, VINCULAÇÃO, RENDIMENTO ESCOLAR, AVALIAÇÃO, UNIVERSIDADE.

O SR. ARLINDO PORTO (PTB-MG. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, vivemos hoje um impasse, uma crise que ameaça o nosso futuro, o futuro dos nossos jovens, o futuro do Brasil. Sem educação, não há como o Brasil se inserir de forma vantajosa no inevitável processo de globalização.  

Um processo de concorrência acirrada em todos os campos. Seja pelo viés meramente econômico e de racionalização de custos, seja pelo das vantagens comparativas e pelo domínio das economias centrais, ou ainda pelas inovações tecnológicas, somente com educação o nosso povo terá as ferramentas indispensáveis para enfrentarmos os desafios que o novo século nos impõe.  

No entanto, Srªs. Senadoras e Srs. Senadores, o Estado tem-se mostrado impotente na criação de novas vagas nas universidades públicas existentes ou mesmo para abrir novas frentes de estudos.  

Nas escolas privadas de ensino superior, o custo das mensalidades impede o acesso de milhares de estudantes. Mesmo aprovados nos vestibulares, muitos jovens não têm como vencer a barreira econômica. O crédito educativo foi, durante algum tempo, uma solução parcial, mas permitiu a formação de milhares de profissionais. No entanto, esse programa está em vias de extinção. O próprio Ministro da Educação, Professor Paulo Renato, admitiu recentemente que o sistema de crédito educativo está falido. Para salvá-lo, estima que há a necessidade de mudanças drásticas em sua metodologia e critérios, assim como novas fontes de recursos.  

A situação atual apresenEû


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/05/1999 - Página 13107