Pronunciamento de Romero Jucá em 27/05/1999
Discurso no Senado Federal
RESPOSTA DA SOCIEDADE AS DENUNCIAS IMPROCEDENTES ENVOLVENDO O PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO. (COMO LIDER)
- Autor
- Romero Jucá (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/RR)
- Nome completo: Romero Jucá Filho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
- RESPOSTA DA SOCIEDADE AS DENUNCIAS IMPROCEDENTES ENVOLVENDO O PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO. (COMO LIDER)
- Publicação
- Publicação no DSF de 28/05/1999 - Página 13252
- Assunto
- Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
- Indexação
-
- REGISTRO, POSIÇÃO, SOCIEDADE, REFERENCIA, DENUNCIA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), DEMONSTRAÇÃO, CONFIANÇA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, PROBIDADE, CONDUTA, BUSCA, AMPLIAÇÃO, PARTICIPAÇÃO, CONSORCIO, LICITAÇÃO, SISTEMA, TELECOMUNICAÇÕES BRASILEIRAS S/A (TELEBRAS), AUMENTO, ARRECADAÇÃO, VENDA, BENS PUBLICOS.
- TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, JORNAL, O GLOBO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), REFERENCIA, ASSUNTO.
O SR. ROMERO JUCÁ
(PSDB-RR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, venho à tribuna como Líder do PSDB para registrar o meu posicionamento a respeito dos últimos fatos que envolveram as gravações publicadas pela Folha de S.Paulo
, divulgados pela imprensa e que, de certa forma, requentaram assuntos já tratados no País quando do leilão do Sistema de Telecomunicações brasileiro.
Mas, Sr. Presidente, venho à tribuna hoje não para discorrer sobre detalhes ou sobre a defesa do Presidente da República, mas sim para registrar que, efetivamente, as matérias e as acusações infundadas divulgadas pela imprensa não tiveram, perante a sociedade, o respaldo que se esperava.
Ao ler os jornais hoje, vemos, em primeiro lugar, o desabafo do Presidente Fernando Henrique, desabafo verdadeiro em que o Presidente avisa que não mais admitirá ser atingido por denúncias sem provas. Essas denúncias procuram atingir o Presidente da República e o Governo e criar um clima que, infelizmente, não leva o País à construção do futuro que queremos.
Basta ver que, logo após a orquestração das publicações, na Câmara dos Deputados, entra-se com uma ação para iniciar um processo de impeachment contra o Presidente da República. Vemos também os desafetos de sempre, como o Presidente Itamar Franco, pedindo, por intermédio da imprensa, explicações. No entanto, Sr. Presidente, vemos a resposta da sociedade e a resposta das instituições.
Hoje, os mesmos jornais que publicaram manchetes tendenciosas, factuais - que não trouxeram nada de novo, mas que geraram insegurança na sociedade -, divulgaram as seguintes matérias: o jornal O Globo estampou a manchete "Mercado aposta no fim da crise e bolsa tem alta de 6%", e a Folha de S.Paulo publicou "Bolsa de SP sobre 6%, e dólar cai 1,7%". O próprio Governo registra também o seu posicionamento no trato da questão do acordo com o FMI exatamente para que não venham com ilações e tentem fazer com que se crie um clima falso em nosso País.
Como Líder do PSDB, gostaria ainda de registrar esses fatos, fazendo um apelo à classe política para não fazer eco a questões que não são verdadeiras ou que simplesmente têm o teor político-eleitoral de buscar complicações para um Presidente e para um Governo, mas que resultam em problemas para o próprio País.
Ninguém duvida da honestidade do Presidente Fernando Henrique, ninguém duvida da lisura do Presidente Fernando Henrique e ninguém duvida que o Governo Federal agiu com seriedade, buscando a ampliação da participação de consórcios na licitação do Sistema Telebrás, exatamente para auferir uma arrecadação maior na venda dos bens públicos.
Portanto, ao registrar a resposta da sociedade, ao registrar o equilíbrio do mercado, ao registrar que o Governo e o País, após um dia das denúcias que alarmaram a sociedade, que buscaram trazer o terceiro turno da eleição para as páginas dos jornais, creio que essas denúncias caíram no vazio. E a sociedade, assim como deu a resposta nas questões da inflação e buscou a estabilidade de nosso País, novamente responde, alto e bom som, que quer estabilidade política, seriedade e, sobretudo, união dos políticos de todos os partidos, independentemente de serem do Governo ou de Oposição, a fim de levar o Brasil à estabilidade e ao desenvolvimento que todos esperam. Faço o registro, portanto, de que claramente a sociedade respondeu com confiança ao Presidente e ao futuro que o País precisa trilhar.
Sr. Presidente, peço que conste dos Anais as matérias dos jornais O Globo e Folha de S.Paulo .
Muito obrigado.