Discurso no Senado Federal

HOMENAGENS AO JORNAL GAZETA DO POVO PELO SEUS 80 ANOS DE SERVIÇOS PRESTADOS AO POVO DO PARANA.

Autor
Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGENS AO JORNAL GAZETA DO POVO PELO SEUS 80 ANOS DE SERVIÇOS PRESTADOS AO POVO DO PARANA.
Publicação
Publicação no DSF de 28/05/1999 - Página 13265
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, JORNAL, GAZETA DO POVO, ESTADO DO PARANA (PR).

O SR. ÁLVARO DIAS (PSDB-PR. Para uma comunicação inadiável.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a requerimento do ilustre Deputado Luiz Carlos Hauly, a Câmara Federal realiza hoje Sessão Solene comemorativa da passagem dos 80 anos do jornal Gazeta do Povo , que se edita em meu Estado, o Paraná. Neste oportunidade, ocupo a tribuna para associar-me às justas homenagens que aquela Casa Legislativa presta a um dos mais importantes jornais do País, classificado entre os dez primeiros em circulação no Brasil. O fato se constitui, na realidade, em um marco na história da imprensa do País e em particular na do Paraná e, por isso, é justo que também no Senado se destaque a importância do evento, afinal não é comum jornais brasileiros alcançarem o nível de longevidade alcançado pelo vibrante matutino paranaense, fundado a 3 de fevereiro de 1919, por Benjamim Lins, com a imprescindível colaboração de Oscar Joseph de Plácido e Silva, nomes consagrados nos anais da imprensa do Paraná pelo papel que desempenharam como pioneiros de uma imprensa livre e compromissada apenas com os interesses do Estado e do País, como, aliás, destacou a Gazeta em sua primeira edição, em artigo de apresentação subscrito por Benjamim Lins:  

O jornal que hoje lanço está escoimado de vícios políticos. Viverá por si, do povo e para o povo. Renderei graças a Deus se conseguir dar aos leitores informações exatas sobre os acontecimentos do nosso Estado e do nosso país; se puder conservar a linha de independência e imparcialidade de que me tracei. Confio que nenhuma fraqueza me salteará o ânimo; que os interesses dos cidadãos, os interesses das classes, que formam os únicos interesses confessáveis do Estado, encontrarão em mim um analista tão minucioso, um narrador tão sincero, um crítico e conselheiro tão imparcial, como o solicitam as exigências práticas do momento que atravessamos. Numa democracia representativa, os cidadãos devem tomar o Estado em seus braços e o trato deve ser tão direto quanto possível.  

Vejam, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, que o jornal surge há 80 anos com uma filosofia de atuação de índole avançada para o seu tempo e que, em nada fica a dever ao sagrado juramento que fazem hoje os verdadeiros jornalistas compromissados com a ética de sua profissão. Na realidade, o compromisso de um jornal, tal como já postulavam os fundadores de a Gazeta do Povo , em 1919, deve ser com os interesses do povo, o que vale dizer, os interesses da Nação, devendo viver por si, do povo e para o povo, tal como preconizavam os pioneiros da imprensa do Estado que tenho a honra de representar e que os seus sucessores mantiveram vivos até os dias atuais, passados 80 anos de atividade ininterrupta.  

Mas não é apenas por seu compromisso para com a verdade que a Gazeta do Povo faz jus às homenagens que durante todo este ano lhe estão sendo prestadas pelo importante marco. Também a sua atividade voltada ao desenvolvimento do Paraná justifica as honrarias. Com efeito, ao longo destes 80 anos tem o jornal desenvolvido campanhas em prol do Estado e marcado tentos significativos nesta luta. Destaco, por exemplo, sua campanha desenvolvida há exatos 25 anos, pela percepção de royalties por parte do Paraná, face à instalação em seu território da Hidrelétrica de Itaipu. O jornal defendeu em suas páginas o direito à compensação que o Paraná tinha pelos prejuízos causados pelos alagamentos de terras férteis de seu território. A campanha sagrou-se vitoriosa, e, até o ano 2023, Brasil e Paraguai vão receber US$11,3 bilhões. A maior parte desses recursos será entregue aos Municípios e ao Estado do Paraná.  

Mas há tantas outras lutas travadas com sucesso pelo jornal Gazeta do Povo , e citaria duplicação de rodovias; construção de ferrovias; o Aeroporto Internacional Afonso Pena; a luta pelo gasoduto, passando pelo norte do Paraná; e a Ferroeste. Citaria, enfim, a luta por termoelétrica. São lutas constantes do jornal Gazeta do Povo que o transformam numa importante tribuna popular na defesa dos interesses do povo do nosso Estado.  

As campanhas de ontem, as campanhas de hoje, que não são as únicas, servem apenas como exemplo do compromisso do jornal para com o desenvolvimento do Paraná.  

Pela sua filosofia editorial, comandada com dinamismo e eficiência pelos seus diretores: jornalista Dr. Francisco Cunha Pereira Filho e Edmundo Lemanski, e executada com dedicação e amor à ética pelo seu corpo de jornalistas e de colaboradores, pelos serviços que tem prestado ao Paraná e ao País e pelos seus 80 anos de circulação ininterrupta, merece a Gazeta do Povo as homenagens prestadas pela Câmara dos Deputados, às quais me associo aqui no Senado, como um pleito de justiça e de reconhecimento de quem, ao governar o Paraná, pode testemunhar a seriedade e honradez com as quais o jornal é feito no seu dia-a-dia.  

Muito obrigado, Sr. Presidente.  

 

p p =


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/05/1999 - Página 13265