Pronunciamento de Antonio Carlos Valadares em 27/05/1999
Discurso no Senado Federal
CONSIDERAÇÕES SOBRE O GRAMPO TELEFONICO DA PRIVATIZAÇÃO DO SISTEMA TELEBRAS. SOLIDARIEDADE AO GOVERNADOR RONALDO LESSA, QUE TEM SIDO ALVO DE PERSEGUIÇÃO SISTEMATICA PELO PODER JUDICIARIO DE ALAGOAS.
- Autor
- Antonio Carlos Valadares (PSB - Partido Socialista Brasileiro/SE)
- Nome completo: Antonio Carlos Valadares
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), PRIVATIZAÇÃO.
ESTADO DE SERGIPE (SE), GOVERNO ESTADUAL.
:
- CONSIDERAÇÕES SOBRE O GRAMPO TELEFONICO DA PRIVATIZAÇÃO DO SISTEMA TELEBRAS. SOLIDARIEDADE AO GOVERNADOR RONALDO LESSA, QUE TEM SIDO ALVO DE PERSEGUIÇÃO SISTEMATICA PELO PODER JUDICIARIO DE ALAGOAS.
- Aparteantes
- Casildo Maldaner, Geraldo Cândido, Heloísa Helena.
- Publicação
- Publicação no DSF de 28/05/1999 - Página 13292
- Assunto
- Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), PRIVATIZAÇÃO. ESTADO DE SERGIPE (SE), GOVERNO ESTADUAL.
- Indexação
-
- COMENTARIO, PUBLICAÇÃO, ESCUTA TELEFONICA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), COMPROVAÇÃO, PRETENSÃO, GOVERNO, FAVORECIMENTO, CONSORCIO, PARTICIPAÇÃO, PROCESSO, PRIVATIZAÇÃO, SISTEMA, TELECOMUNICAÇÕES BRASILEIRAS S/A (TELEBRAS).
- CRITICA, RESPOSTA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, DENUNCIA, JORNAL, DEMONSTRAÇÃO, DESPREPARO, DESCONHECIMENTO, DESRESPEITO, GOVERNO, LEGISLAÇÃO, LICITAÇÃO, CONSTITUIÇÃO FEDERAL.
- DEFESA, NECESSIDADE, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), APURAÇÃO, IRREGULARIDADE, PROCESSO, PRIVATIZAÇÃO, SISTEMA, TELECOMUNICAÇÕES BRASILEIRAS S/A (TELEBRAS).
- LEITURA, DECLARAÇÃO, RONALDO LESSA, GOVERNADOR, JORNAL, JORNAL DO BRASIL, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), DENUNCIA, AMEAÇA, INTERVENÇÃO FEDERAL, ESTADO DE SERGIPE (SE), ATENDIMENTO, PEDIDO, TRIBUNAL DE JUSTIÇA.
- SOLIDARIEDADE, RONALDO LESSA, GOVERNADOR, ESTADO DE SERGIPE (SE), VITIMA, PERSEGUIÇÃO, JUDICIARIO, FALTA, APOIO, GOVERNO FEDERAL.
- CRITICA, DISCRIMINAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, TRATAMENTO, GOVERNADOR, PARTIDO POLITICO, OPOSIÇÃO.
O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES
(Bloco/PSB-SE. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso é considerado um governo de intelectuais, de homens inteligentes e visionários, tidos como salvadores da Pátria em muitos casos.
Mas, lamentavelmente, no último episódio da escuta telefônica, quando a Folha de S.Paulo divulgou um material em que o destaque era a conversa ocorrida entre o Presidente da República e o então Presidente do BNDES, Lara Resende, ficou claramente demonstrado que o Governo pretendia, a todo custo, fortalecer um grupo empresarial em detrimento de outro na compra da Telebrás, fortalecendo o Consórcio Opportunity e enfraquecendo o Consórcio Telemar.
Isso ficou provado e evidenciado nas conversas telefônicas, sobre as quais o Presidente da República e seus defensores apenas alegaram que foram obtidas de forma ilegal. Mas nenhum deles contestou sua veracidade ou ingressou com ação na Justiça visando a processar o jornal Folha de S.Paulo , que divulgou um resumo das 46 gravações denunciando conversas que mostravam a intimidade do Governo com as empresas privadas interessadas no sucateamento e na venda das nossas empresas de comunicação.
û