Pronunciamento de Romero Jucá em 31/05/1999
Discurso no Senado Federal
REALIDADE DAS AÇÕES DO GOVERNO NA PRIZATIZAÇÃO DO SISTEMA TELEBRAS, CONFORME REPORTAGEM DA REVISTA EPOCA DESTA SEMANA. (COMO LIDER)
- Autor
- Romero Jucá (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/RR)
- Nome completo: Romero Jucá Filho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
- REALIDADE DAS AÇÕES DO GOVERNO NA PRIZATIZAÇÃO DO SISTEMA TELEBRAS, CONFORME REPORTAGEM DA REVISTA EPOCA DESTA SEMANA. (COMO LIDER)
- Publicação
- Publicação no DSF de 01/06/1999 - Página 13521
- Assunto
- Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
- Indexação
-
- COMENTARIO, NOTICIARIO, IMPRENSA, CONFIRMAÇÃO, DISPOSIÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, DEFESA, FAZENDA NACIONAL, BUSCA, AMPLIAÇÃO, PARTICIPAÇÃO, CONSORCIO, LICITAÇÃO, SISTEMA, TELECOMUNICAÇÕES BRASILEIRAS S/A (TELEBRAS).
- TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, PERIODICO, EPOCA, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), DEMONSTRAÇÃO, BENEFICIO, POPULAÇÃO, PRIVATIZAÇÃO, EMPRESA DE TELECOMUNICAÇÕES.
O SR. ROMERO JUCÁ
(PSDB-RR) - Sr. Presidente, peço a palavra, pela Liderança do PSDB.
O SR. PRESIDENTE (Tião Viana) - Tem V. Exª a palavra por 5 minutos.
O SR. ROMERO JUCÁ (PSDB-RR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, hoje, no plenário, trataram-se dos grampos, das matérias que foram publicadas com as gravações do Presidente e da privatização do sistema telefônico brasileiro.
Passado o açodamento, a imprensa começa a registrar um outro lado: o lado da verdade, o lado do esclarecimento e o lado da discussão do que verdadeiramente ocorreu durante o processo de privatização.
Venho à tribuna registrar que, ao longo desta semana, começou a surgir a clarificação da verdadeira realidade da privatização do sistema de telecomunicações do País.
No dia 27 de maio, o jornal O Estado de S.Paulo , em seu editorial, publicou, sob o título "FHC tomou partido do grupo dos vendedores", um posicionamento claro de como agiu a Presidência da República. Gostaria de ler o seguinte parágrafo:
"Com a divulgação da reportagem da Folha de S.Paulo , ficou claro como a luz do dia que o governo agiu exclusivamente em defesa das finanças públicas ao procurar influir - sem êxito - no desfecho de um dos leilões do Sistema Telebrás."
O próprio jornal O Estado de S.Paulo demonstra no editorial do dia 28 de maio, sob o título "A hora de pagar a conta ", que a preocupação dos dirigentes do sistema de privatização, em especial do então Ministro Luiz Carlos Mendonça de Barros e de André Lara Resende eram efetivamente com a situação do Grupo Telemar. Esse editorial demonstra a condição precária do Grupo Telemar em honrar os seus posicionamentos.
A revista Época desta semana publica uma grande reportagem, uma reportagem de fôlego sobre telefonia, sob o título: Alô, alô, brasileiros . A reportagem demonstra os passos importantes que foram dados em benefício da população na privatização.
Faço esse registro, Sr. Presidente, e peço a transcrição dos dois artigos da revista Época, porque entendo que paralelamente à discussão inicial em que chegou, equivocadamente, a ser pedido o impeachment do Presidente, tem-se agora o verdadeiro esclarecimento das ações, a real disposição do Presidente da República, que foi não outra se não a de defender o Erário e de buscar a participação do maior número de grupos possíveis num sistema de leilão, para que pudesse ser oferecido o preço mais alto pelo sistema Telebrás.
Registro estas matérias no intuito de trazer mais luz, mais clareza a uma discussão que, entendo, é feita sob a ótica da seriedade, independentemente de Partidos, e sob a ótica da elucidação dos fatos. Efetivamente os fatos verdadeiros estão retratados nestas matérias. Portanto, peço a transcrição delas nos Anais.
Muito obrigado.