Discurso no Senado Federal

HOMENAGEM AO DR. ADIB JATENE, QUE APROSENTOU-SE DE SUAS FUNÇOES NO INSTITUTO DO CORAÇÃO.

Autor
Francelino Pereira (PFL - Partido da Frente Liberal/MG)
Nome completo: Francelino Pereira dos Santos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM AO DR. ADIB JATENE, QUE APROSENTOU-SE DE SUAS FUNÇOES NO INSTITUTO DO CORAÇÃO.
Publicação
Publicação no DSF de 03/06/1999 - Página 14459
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ADIB JATENE, MEDICO, EX MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA SAUDE (MS), APOSENTADORIA, HOSPITAL, CARDIOLOGIA, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP).

O SR. FRANCELINO PEREIRA (PFL-MG) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, presto desta tribuna as minhas homenagens ao Professor Adib Jatene, que está deixando, por aposentadoria, suas funções no Incor.  

Essa figura de cidadão, médico e homem público tornou-se conhecida de todos os brasileiros, não apenas pelas sua reconhecida competência e habilidade como um dos maiores cirurgiões cardíacos do mundo.  

O que também despertou e desperta a admiração em Adib Jatene é a sua sensibilidade social, a sua revolta, a sua inconformidade e a sua irada e justa reação a todas as mazelas que atingem a nossa sociedade, em especial aos baixos níveis qualitativos dos serviços de saúde pública.  

Foi durante sua gestão como ministro da Saúde que o Brasil ficou sabendo, em toda a sua crueza, da dramática realidade da saúde público neste País.  

Jatene pôs sua enorme força interior a serviço da busca de soluções que pelo menos minorassem o grave quadro com que se defrontava.  

Investiu contra os desmandos, as irregularidades e a corrupção que dominavam as relações entre o poder público e os prestadores de serviços de saúde à população.  

Enfrentou, corajosamente, resistências e incompreensões em sua vitoriosa cruzada pelo aumento de recursos para a saúde pública.  

Não descansou enquanto não conseguiu, com o decidido apoio do Congresso, a criação de uma fonte específica de financiamento à saúde pública.  

Esse brasileiro ilustre, que o distante Acre nos concedeu, herdou de seus ancestrais a resistência e a pertinácia do milenário, sofrido e agora rejuvenescente Líbano.  

Foram qualidades que Jatene pôs a serviço da causa que tem palmilhado sua vida: a defesa da cidadania em uma de suas vertentes mais sensíveis que é o direito à saúde.  

Ainda agora, já desligado de suas atividades profissionais no Incor, Jatene voltou à carga em sua cruzada de melhoria da saúde pública.  

Esteve em Brasília apresentando a várias lideranças do Congresso seu plano de atendimento de usuários de planos de saúde privados em hospitais universitários.  

É mais uma forma de ajudar as pessoas.  

Os últimos 16 anos da vida do Incor, o Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo foram marcados pela forte presença de Jatene.  

Sua habilidade de cirurgião resgatou da quase – morte não apenas figuras expressivas da política e da administração do País, mas anônimos cidadãos, gente do povo que guarda apenas no coração refeito o mais profundo agradecimento.  

Nos últimos dois anos o Incor concedeu mais de 400 mil consultas médicas e mais de vinte mil internações. As intervenções cirúrgicas foram quase sete mil, grande parte com a participação direta de Jatene.  

Esse médico e cidadão, que chega ao final de uma profícua atuação no mais famoso instituto de doenças cardíacas da América Latina e um dos maiores do mundo, tornou-se, nesta hora, merecedor dos nossos aplausos.  

Estou certo de que represento, nestas palavras, o sentimento de todos os brasileiros.  

Muito obrigado.  

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/06/1999 - Página 14459