Discurso no Senado Federal

TRANSCURSO DOS 80 ANOS DA CONFIRMAÇÃO DA TEORIA DA CURVATURA DA LUZ, DE ALBERT EINSTEIN.

Autor
Lúcio Alcântara (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/CE)
Nome completo: Lúcio Gonçalo de Alcântara
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • TRANSCURSO DOS 80 ANOS DA CONFIRMAÇÃO DA TEORIA DA CURVATURA DA LUZ, DE ALBERT EINSTEIN.
Publicação
Publicação no DSF de 11/06/1999 - Página 15030
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO, CONFIRMAÇÃO, TEORIA, FISICA, AUTORIA, ALBERT EINSTEIN, CIENTISTA, REGISTRO, HISTORIA, OBSERVAÇÃO, COMISSÃO, ASTRONOMIA, MUNICIPIO, SOBRAL (CE), ESTADO DO CEARA (CE).
  • ELOGIO, CIRO GOMES, PREFEITO, CRIAÇÃO, MUSEU, MUNICIPIO, SOBRAL (CE), ESTADO DO CEARA (CE).

O SR. LÚCIO ALCÂNTARA (PSDB-CE. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, desejo fazer um registro muito breve, mas que julgo relevante.

Neste ano, assistimos à comemoração dos 80 anos da confirmação da teoria de Einstein sobre a curvatura da luz. Alguém poderia perguntar: o que temos nós brasileiros a ver com isso? Primeiramente, temos a ver com isso como cidadãos do mundo que sempre destacam, põem em relevo, a figura do grande cientista Albert Einstein, autor da teoria da relatividade, uma figura humana de qualidades especiais, que o fizeram ser entronizado como um dos grandes nomes da humanidade neste século que está chegando ao fim.

Acontece que havia necessidade de se fazer a confirmação da sua teoria a partir da observação de eclipses completos. As primeiras tentativas feitas no Brasil, em Passa-Quatro, em Minas Gerais, não puderam confirmar a teoria, porque a chuva impediu uma melhor observação astronômica que servisse para avalizar a teoria que ele havia formulado.

Em 1919, cientistas ingleses se deslocaram para a cidade de Sobral. Hoje já falamos da cidade de Sobral a propósito da memória de Jocelyn Brasil e agora dela falaremos a propósito da confirmação da teoria da curvatura da luz, formulada por Einstein.

Dois lugares no mundo sediaram essas comissões de cientistas, de astrônomos, para, observando o eclipse total, confirmar ou não as suas afirmações. Não me recordo agora o nome da outra cidade, mas é uma daquelas antigas colônias portuguesas localizadas na África. Uma foi Sobral. Como o tempo em Sobral é seco - no Ceará, infelizmente, chove pouco -, as condições foram ideais para a observação do eclipse total. Sabe-se que o eclipse total é aquele no qual a Lua cobre completamente o Sol, e, conseqüentemente, há um período de muito baixa luminosidade.

Comemorando esses fatos, o Prefeito Cid Gomes não só recuperou a memória de tudo isso que aconteceu lá - numa das praças da cidade, havia um pequeno monumento, um pequeno obelisco, que assinalava esse fato -, como também recuperou todas essas informações, inclusive objetos que haviam sido utilizados por esses cientistas. Ele fez não só uma difusão das informações sobre esse acontecimento, mas também a edificação de um museu, onde estão reunidos equipamentos e materiais utilizados por esses cientistas e também um observatório astronômico, que permitirá que crianças das cidades pobres do interior e jovens da Região Norte, que têm em Sobral um pólo de confluência, possam se inspirar não só no que vão poder observar, mas também na própria história do desenvolvimento dessas atividades e da participação - circunstancial, é verdade - que a cidade de Sobral teve na confirmação dessas teorias.

Como eu disse, há um museu, e foi organizada uma exposição de arte que tinha como motivo, como temática, esse fato histórico da observação do eclipse no interior do Ceará, em Sobral, para a confirmação da chamada teoria da curvatura da luz.

Sr. Presidente, faço este registro para evocar esse fato histórico e para destacar a sensibilidade do Prefeito Cid Gomes, que está fazendo uma excelente gestão no Município de Sobral. Quero mostrar como um prefeito que trabalha, que tem idéias, que tem criatividade, é capaz de mobilizar os poucos recursos existentes de maneira a obter um resultado mais eficaz.

Esse é o registro que faço para assinalar os 80 anos da comprovação dessa teoria e o fato de a cidade de Sobral ter sido sede da observação, com pleno êxito, do eclipse total, há 80 anos, em 1919. Ressalto as obras que o Prefeito realizou, construindo um museu e um observatório astronômico e estimulando, assim, a criatividade dos artistas plásticos para, com uma exposição temática, fazer essa comemoração.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/06/1999 - Página 15030